Formação

Advento 2024 – Segunda Semana: Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres

Aí, entra a mulher e derrama seu perfume: “Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício? Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.” (Mateus 26, 8-9). A casa cheirava e os homens se irritavam. Não guardou nada para si. Nenhum controle sobre como ele saiu e começou a derramar tudo!

A mulher de maneira totalmente doada derramou todo perfume. Entendeu que não era necessário ficar com nada, mas tudo dá ao Senhor. Naquele instante ela já havia derramado tudo. Não reteve nada. Derramou tudo.

A Bíblia diz que ela quebrou o vaso. Uma vez o vaso quebrado não se tem mais nada. Ela deixou derramar o perfume de grande valor sabendo que não possuiria mais aquele valor. Nessa atitude ela diante de Jesus expressava a força do seu amor e o que era capaz de fazer para que o Senhor fosse amado.

Como uma Comunidade de Adoradores, somos inflamados a adorar Jesus em Espirito e em verdade. Inflamados e dispostos para estarmos aos pés de Jesus em Adoração deixemos nossa vida ser derramada diante do Senhor, deixemos que ele mesmo assuma nossas vidas, seja Ele que agora possa dirigir nossas vidas, e não tenhamos medo de entregar tudo na adoração. A mulher entregou tudo quebrando o vaso, e nessa atitude todo cheiro começou a fluir e a casa ficou toda cheia. Esse perfume da adoração precisa encher nossa casa, precisa encher a Igreja e a Comunidade. Precisa encher a nossa vida.

Nosso Carisma nos faz entender como devemos ser um verdadeiro adorador. Fazendo da nossa vida uma oferta de louvor ao Senhor, e para isso precisamos nesse tempo quebrar também nosso vaso e deixar que o perfume da nossa vida encha a casa. É tempo de nos derramamos diante do Senhor. Façamos isso sem reservas. Apresentemos a Ele o que somos e o que temos, ainda que para nós seja valioso. Levemos a sua presença as coisas da nossa vida e da nossa história. O senhor quer olhar para nós como olhou para a mulher e também apreciar o nosso amor por Ele. O momento agora é dele pousar o olhar sobre nós.

Os discípulos olhando a cena não tiveram os olhares como o do seu Senhor, e de um jeito julgaram que a atitude seria um desperdício gastar tanto podendo ser gastos com os pobres. É Assim que tantas as vezes somos olhado quando queremos nos aproximar de Jesus e amá-lo.

A mulher experimentou do olhar dos homens que condenavam a sua ação. Quantas vezes somos surpreendidos com essa mesma atitude dos que caminham conosco. Somos atingidos por palavras duras e desagradáveis quando estamos servindo ao Senhor. Os discípulos não entenderam o que fez aquela mulher.

Jesus reconhece a mulher e sabe que sua ação foi algo grandiosíssimo. Ele sabia de maneira profunda o que significava a atitude daquela mulher. Diante de todos Ele diz que; no mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada.

Paremos para rezarmos por todos aqueles que ainda acham que nossa vida ofertada a Deus é um desperdício. Por gastarmos tempo com Jesus na oração e no serviço. Rezemos também para que Jesus continue a inflamar nosso coração para que que percamos o fervor e possamos cada vez mais nos oferecer para amar Jesus e torna-lo amado.

 

Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores