São Francisco inspira nosso Carisma: Louvar e adorar o Amor que não é amado!
Como São Francisco quero: acordar os corações adormecidos e inflamar os corações indiferentes. Quais corações adormecidos você já despertou? Quais corações indiferentes você já inflamou?
Nascido em Assis na Itália no ano de 1182. Filho de Pietro di Bernardone e de Pica de Bourlemont. Seu pai era um rico comerciante e assim na sua juventude Francisco era muito rico e esbanjava muito dinheiro com ostentações, sempre brincalhão e muito vivaz. Possuía tudo que qualquer jovem queria. Mas Deus tinha outros planos para o nosso amado Francisco.
Com 20 anos Francisco teve que ir à guerra onde adoeceu e teve que voltar para casa. Voltou como um fracassado pois não conseguiu honrar o nome de sua família voltando antes do fim da guerra! Mas Deus durante este episódio já o sondava e foi quando Francisco ouviu uma voz sobrenatural que lhe pedia: “servir ao amor e ao Servo”. Então, Francisco iniciou seu processo de conversou e deixou para trás sua vida de ostentação e riqueza.
Em sua vida o seu encontro com o leproso foi o mais marcante. Ele tinha muito horror de leprosos, mas fazendo violência a si mesmo desceu do seu cavalo ofereceu-lhe uma moeda, beijando-lhe a mão. A partir de então, começou cada vez mais a desprezar a si mesmo, passou a visitar hospitais, dar roupas novas e gastava seu dinheiro com os leprosos.
Onde ninguém queria ir: misturar-se com o doente, com a podridão e contaminação Francisco foi. O único remédio que Francisco levava era a fraternidade. Ele amava o leproso como o próprio Cristo.
Conduzidos por Mateus 10, 09-11.
São Francisco possuía o dom da profecia, os primeiros que os seguiram foram doze homens grandiosos e santos onde nasceu a ordem dos frades menores e então recebem a aprovação da Santa Mãe Igreja.
São Francisco sempre buscava viver a pureza, certa vez por ela tentado tirou as roupas e se jogou na neve, em uma outra vez se jogou nos espinheiros. A radicalidade evangélica de São Francisco lhe levava a não ter prazer no que era terreno.
Precisamos começar a fazer penitência meus irmãos, recobrar o nosso jejum na sexta-feira. Nosso baluarte e inspirador do Carisma nos ensina isso.
Francisco era amante da natureza e já no fim de sua vida é levado a um lago com sua presença os peixes começam a saltar, os pássaros o rodeavam por sua tamanha santidade.
Criador do presépio, recebedor das chagas que são estigmas de Cristo. Ao saber que tinha poucos dias de vida, recebe a morte com um seja bem-vinda. Morreu escutando a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e após 2 anos é canonizado em um tempo mínimo, por sua tamanha santidade.
Deus nos ama com amor de proteção. São Francisco nos questiona: Como os homens podem amar uns aos outros se não amam o Amor?
E nós Filhos de Sião nascemos para louvar e adorar o Amor que não é amado!!! Uma graça inserida em nós no nosso nascimento.
A espiritualidade de São Francisco era na horizontal e na vertical, pois, amava a Deus e aos irmãos. Infelizmente estamos vendo os nossos irmãos indo para o inferno e não estamos fazendo nada. Perca tudo menos a amizade com Jesus. Não temos que olhar para Cruz, mas para Cristo crucificado é a Ele que nós devemos nos conformar ao Cristo Rei e Senhor abandonado na Cruz.
O carisma é esse grito que rompeu nossa surdez, é uma força, está dentro de nós, foi Deus quem nos deu. Tudo que está proposto nos nossos Estatutos nos leva para o céu.
“O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte.” São Francisco de Assis
Francisca Gláucia da Rocha Sousa
Consagrada na Comunidade de Aliança Filhos de Sião
Membra do Conselho Geral da Comunidade