Formação

Cenáculo Filhos de Sião – Noite de Contemplação

O cofundador Adriano Silva inicia a formação com as seguintes palavras: “Jesus não ficou nem sequer um dia inteiro no sepulcro. Quando Maria Madalena chegou lá com os discípulos, o sepulcro estava vazio. Durante a nossa caminhada neste tempo novo, vamos também deixar o nosso sepulcro vazio. Já não tem mais ninguém, porque ressuscitamos com Aquele que venceu a morte. Nós somos um povo Ressuscitado!”

Acolha a graça deste novo tempo para a sua vida!

Conduzidos por I Pedro 5, 5-8.

Para acolher este novo tempo que o Senhor nos dá, Ele nos convida a ter um coração humilde. Deus resiste aos soberbos e, por isso, ele quer de nós um coração humilde. Nós vamos seguir nossa caminhada com alegria, mas com o coração humilde e pequeno.

Nós só vamos conseguir com a graça de Deus. Sem a Sua graça, a nossa caminhada será uma caminhada pobre, não seremos enriquecidos pelos Seus dons. O que vai atrair os dons de Deus para nós é exatamente este coração humilde, pequeno e que sabe se baixar. Humilhai-vos à poderosa mão de Deus, ou seja, a vontade de Deus é aquilo que Ele quer fazer na minha vida.

Já se questionaram o que Deus quer de vocês neste novo tempo? Quais os presentes de Deus para você?

Se nós resistirmos à poderosa mão de Deus, nós estaremos sendo soberbos, e Deus resiste aos soberbos. Deus deixa o soberbo a seu bel prazer e dá a Sua graça aos humildes e pequenos. Vigiai! Tenhamos cuidado com as astúcias e armadilhas que o demônio prepara para nós. Ele anda ao redor de nós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. O Senhor vem e nos fortifica dizendo: “Resisti-lhes firmes na Fé.”

Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha Fé. Essa é uma exclamação que nós precisamos sempre dizer quando a nossa Fé estiver sendo testada, nos ensina Papa Francisco.

Dando continuidade à nossa noite de contemplação, vimos por bem que deveríamos partilhar mais sobre a grande homilia do nosso Pároco Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva na missa de Renovação das Promessas da Comunidade. Uma homilia grande em detalhes e rica em sustento para que possamos nos firmar naquilo que o Senhor tem escolhido para nós.

É tão bom ver a Igreja falar diretamente para nós, nos sentimos tão bem acolhidos em saber que a Igreja pronuncia e fala diretamente para os Filhos de Sião.

Nosso Pároco nos recordou que desde a Semana Santa estamos vivendo grandes momentos. Recordou ele que na quinta-feira santa foi onde todos os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais e no sábado santo foi a vez de todos os cristãos batizados renovarem suas promessas do batismo. E naquele dia fomos nós,  Comunidade Católica Filhos de Sião, que de maneira específica renova suas promessas.

Olhando para a Ressurreição de Jesus, os discípulos não o reconheceram, foi preciso Jesus mostrar muitos sinais. Os amigos de Jesus não o reconheceram. A morte de Jesus marcou tanto os discípulos que eles ficaram sem esperança e a visão ficou turva, a ponto de não perceberem o Senhor no meio deles Ressuscitado.

Nós temos dificuldade de ver a Ressurreição do nosso irmão. Quando o nosso irmão está ressuscitando, nós não acreditamos, ficamos duvidando. Precisamos, em nosso meio, alargar essa Ressurreição. Quantos de nós fomos Ressuscitados pelo SIM da Comunidade, pela missa de renovação das promessas. Não olhem para trás, tudo começa hoje! Olhemos para o novo de Deus que está à nossa frente. A graça da Ressurreição nos dá novo vigor para uma vida nova.

Se tirarmos de nós a palavra de serviço não nos sobra nada! O nosso chamado específico só se dá em vista de algo. Deus não ia nos chamar de maneira específica para ficarmos com a nossa mesma vida, mas a graça específica que Ele nos dá, que é o Carisma Filhos de Sião, Ele nos dá somente para o serviço. Se não for para o serviço não tem nada de novo, o que vai fazer tornar o Carisma novo é a nossa maneira de servir ao mundo.

Todos nós somos chamados para o serviço! A humanidade espera de nós algo diferente, espera uma ação diferente, um amor que não existe mais no mundo. O amor que se traduz em atos e gestos concretos. Nosso compromisso com a humanidade é fazê-la perceber a vida diante dela. A humanidade só tem visto a morte e segue por um caminho sem esperança. Nós temos a graça de vermos a luz que é Jesus.

Serviço e amor são expressões fortes das comunidades primitivas. As pessoas olhavam para os apóstolos e diziam: Vejam como eles se amam! As pessoas precisam olhar para nós, Filhos de Sião, e dizerem: “Vejam como eles se amam!”. As pessoas só vão querer estar no nosso meio se elas perceberem algo diferente em nós.

Renovação é dar nova aparência, é novo vigor, é reafirmar, é pôr novamente em vigor. É tempo de dar nova aparência à nossa Comunidade, e a Comunidade sou eu. Meus relacionamentos, minha vida familiar, missionária precisam dessa nova aparência. Eu renovo a história da Comunidade servindo e amando. A renovação é uma força quem vem para nos revigorar.

Ainda na homilia, é nos apresentado Maria Madalena, a mulher que lhe fora tirado sete demônios (que na verdade trata-se de uma contagem infinita porque eram bem mais), mas foi a ela que Jesus quis aparecer primeiro como Ressuscitado. Isso nos exorta a romper com toda soberba em relação ao irmão que cai, que caminha lentamente. O Senhor dá a graça a todos para olhar para um novo tempo.

Não é hora de olhar para trás, mas de começar de novo. A força que o Senhor que nos dá de sua Ressurreição é para servir e amar, e isso é a nossa diferença para o mundo e para Igreja. Este é o sentido da Consagração da Comunidade Filhos de Sião.

Não retenham a vida de oração! Ou melhor, não parem a vida de intimidade com Deus, porque ela só acontece na nossa vida de oração. Na vida de oração é onde o Senhor retira de nós os rancores que enfraquecem, empobrecem e diminuem a nossa vida espiritual.

 

Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?