Para nós consagrados, fazer parte é muito pouco, é preciso fazer parte de modo ativo, presente e pertencente. Existe uma força divina que age no consagrado. Já não sou eu, é a força de Deus!
Quem se sente pertença gosta de se envolver, quem cruza os braços passa a sentir-se um peixe fora d’água. O sentido de pertença me faz viver ativamente envolvido, ou melhor, enraizado na Comunidade. Eu construo e estou sendo construído. É como vento e vela que modifica e é modificado. Eu vou construindo a Comunidade e ela vai me construindo na força de Deus.
A Comunidade me constrói!
O consagrado dá ânimo, auxilia e suporta os seus irmãos e tem sempre em mente o seguinte: hoje ele ajuda e amanhã ele será ajudado. Assim, somos vento e vela. Quem é repleto do sentimento de pertença comunga do mesmo propósito das primeiras comunidades cristãs: um só coração e uma só alma. Embebido pelo espírito de pertença, o consagrado deve desejar promover para o outro a paz e a alegria que ele vive. Por conseguinte, vive também o sentimento de pertença quem expande a Comunidade, quem fala dos seus eventos, da experiência com Deus, da graça e da alegria que é ser Filho de Sião.
Trabalhar para ver o Carisma crescer deve ser um empenho nosso. Dessa forma, estar animado por um ideal comum e desejar com alegria que todos estejam bem, isso é pertença. Não dá pra ficar parado. Precisamos fazer alguma coisa! Quem pertence quer comunicar; quem pertence tem o desejo de servir desinteressadamente.
Doação de si aos outros e ao Carisma: eis o sentido da consagração. É estar pronto para amar Jesus e servir o outro, ou seja, consumir-se. A Comunidade me dá a força e eu preciso dar aos demais a força que recebi dela. Por isso, amo Jesus e sirvo o irmão, logo consumo-me.
“Como é bom consumir-me pelo Reino de Deus!”
A pertença ao carisma anda junto com a fidelidade e em consequência com a responsabilidade.
– Quer saber se você se sente pertença?
– Analise sua fidelidade e terá a resposta!
A Comunidade está de pé porque nela existem os justos e os fieis. Estes podem ser poucos, mas a sustentam. Recordemos a passagem que diz: se só existirem cinco justos, eu não destruirei por causa dos cinco. Por isso, envolva-se, gaste os dons que Deus lhe presenteou.
Qual a sua ocupação? O que tem feito? Onde tem se envolvido?
Dedicando e se doando é que se pratica a pertença. Pertencer implica amor à Comunidade. Eu amo a Comunidade! Portanto, eu amo ser filho de Sião! Quem pertence está sempre disposto a ajudar, a amar, a comprometer-se, a ser justo, a ser fiel e a zelar pelo Carisma que lhe foi dado.
Assim sendo, o Carisma me torna fiel, responsável, comprometido e é maior que eu. Viva o Carisma! Adote a pedagogia do Carisma: Louve sobre tudo e todas as coisas!
O sentido de pertença à Comunidade me torna fiel. Aceite os encargos que o Senhor lhe enviar! Se envolva! Isso nos faz felizes e nos deixa verdadeiramente em paz.
Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião