Formação

Cenáculo Filhos de Sião – Sobre a Aprovação Definitiva dos Estatutos

Prevista para 27 de Maio de 2022 a Aprovação Definitiva dos Estatutos da Comunidade Católica Mariana Filhos de Sião. Após anos de espera, a Igreja confirma este Carisma como Divino. Não é um projeto pessoal, nem fruto da carne e muito menos idealista. Ele é verdade. Verdade de Deus: Divino!

  • O que é um Estatuto?

É um sinal do Carisma, caminho concreto de conversão, de busca de Deus, de santidade, de imitação e de conformação a Cristo. Ele reúne as regras e normas sobre como a Vocação Sião deve ser vivida.

Tínhamos 11 anos quando, com considerável alegria, a Igreja nos acolhia, nos abraçava e afirmava: “reconhecemos que é pela graça de Deus que a referida Comunidade cresce, se fortalece e se ramifica com bons frutos”. Era 31 de julho, Festa de Santo Inácio de Loiola, éramos reconhecidos em caráter “ad experimentum” pelo Decreto 017/2009, assinado pelo inesquecível Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B.

Neste decreto, ele diz ainda que a Igreja nos espera expectante, auspiciosa e ansiosa a fim de nos contemplar como uma Associação Privada de Fieis.

Em 2014, aos 16 anos, sob o Pastoreio de Dom Odelir José Magre, fomos reafirmados “ad experimentum” por mais três anos, que, por puro cuidado da Igreja, estenderam-se por oito anos. Aqui fomos podados, purificados, testados no fogo e amadurecidos. Agora, maduros, a Igreja pode nos afirmar, nos consolidar Associação Privada de Fieis.

 

  • O que é uma Associação Privada de Fieis?

É uma união de pessoas que, mediante o esforço em conjunto de seus membros, fomentam uma vida mais perfeita, promovem o culto público, ensinam a doutrina cristã, desenvolvem iniciativas de evangelização, realizam obras de piedade e caridade, e vivem o tempo presente com o espírito cristão (cf. Cân. 298).

Treze anos depois, vemos a Igreja responder ao seu próprio desejo de aprovar os Estatutos da Comunidade Filhos de Sião de forma definitiva.  Durante esse tempo “ad experimentum” (13 anos), ela nos colocou em seu coração, nos mandou viver, experimentar, sentir a força do Carisma, ramificar-se, inserir-se no tempo, viver a comunhão tendo em vista as necessidades da Igreja, a glória de Deus e a salvação das pessoas.

  • O que é uma Aprovação Eclesiástica dos Estatutos?

A aprovação é a confirmação de que a experiência que vivemos e anunciamos nestes 24 anos não é um projeto pessoal, não é fruto da carne, nem coisa de idealista. Não! Neste momento a Igreja vai afirmar que tudo o que vivemos e experimentamos na fé é um Carisma divino, um dom do Pai confiado a vasos de argila. Esta experiência constitui para nós um estilo de vida, um modo de ser e de viver como filhos de Deus. A aprovação representa para nós o reconhecimento de que Deus nos confiou um caminho, uma forma para chegarmos à sua presença, onde o amaremos e o louvaremos pelos séculos sem fim, num interminável banquete.

Vale lembrar que, sem que esperássemos, Deus se utilizou de São Francisco para nos revelar que o Amor não era amado.  Ele nos comunicou seu amor e nos conquistou para a devolutiva desse amor. Assim, desde 1998, com temor e tremor, auxiliados pelo Espirito Santo, plasmamos uma vida para Adorar e Louvar o amor que não é amado. A Igreja usando de paciência e em sua Santa sabedoria vem afirmar, declarar de forma oficial para todos os cristãos, que este caminho vivido e experimentado é verídico, é divino, todos os que a ele se afeiçoarem chegarão a vida eterna, aos braços do Pai. Esse reconhecimento definitivo dado a nós por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos é um selo da Igreja que confirma a Vocação Filhos de Sião como um caminho de Santidade. De agora em diante cabe a cada um de nós vivermos a fidelidade a esse Carisma, pois ser fiel ao Carisma é ser fiel a Jesus Cristo.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?