Formação

Congresso das Famílias: Eles já não têm vinho

A mulher dentro da casa, do seio família, é aquela que vai introduzindo e abrindo as portas. Se não tem vinho, é como se houvesse uma preocupação, dificuldade, problema.

Por que é importante está atento quando o vinho falta?

O primeiro ponto é a atenção. Maria percebeu que o vinho ia acabar e nós, como família, precisamos ter esse zelo de ouvir e observar o que acontece dentro da nossa. Está sempre em diálogo e ter essa sensibilidade à luz do Espírito Santo. Se não, vai ficar cada um vivendo a sua realidade e perdendo a sensibilidade da vida do outro, como Maria teve.

Maria dar-nos um primeiro exemplo, que é a sensibilidade de perceber e estar atenta às realidades de casa. As bodas de Caná. Naquela época, nos casamentos, o vinho era o símbolo de alegria, celebração e benção! E, naquele casamento, estava prestes a acabar. Se em uma festa faltasse o vinho, era o sinal de que um matrimônio não iniciava bem na tradição daquela época.

O vinho simboliza o amor, a alegria e o respeito, que sustenta o casal. Se não há o vinho do diálogo, da comunicação, do respeito e do viver juntos, o casamento não andará bem. Estará cada um vivendo para si.

O Papa Francisco fala que o matrimônio é uma longa viagem que dura toda a vida. Assim escreve: “Assim dizem os esposos no sacramento e, no seu Matrimónio, rezam juntos e com a comunidade, por quê? Porque é costume fazer assim? Não! Fazem-no, porque lhes serve para a longa viagem que devem fazer juntos: uma longa viagem, que não é feita de pedaços, dura a vida inteira! E precisam da ajuda de Jesus, para caminharem juntos com confiança, acolherem-se um ao outro cada dia e perdoarem-se cada dia. E isto é importante!” Leia na íntegra: DISCURSO DO PAPA FRANCISCO ÀS FAMÍLIAS EM PEREGRINAÇÃO POR OCASIÃO DO ANO DA FÉ 

Se não, falta algo que é tão especial na nossa vida como família. Sem esse princípio de eternidade, dentro da nossa casa, viveremos o matrimônio voltado para nós mesmos. Mas o matrimônio precisa estar fincando na graça de Deus e nos frutos de eternidade.

Muitas vezes, precisamos passar por esse tempo de seca. Reconhecer que o vinho faltou. Reerguermo-nos e de novo sustentarmo-nos. O casal precisa lutar pela santidade mesmo nas dificuldades da vida. As batalhas precisam ser vividas em santidade. Ser claro com o Senhor: “a minha vida e a minha casa querem servir a Ti”.

Hoje, Deus quer dar-nos a graça de um olhar espiritual

O olhar espiritual não potencializa a dor. Mas leva para o altar do Senhor. Pergunta ao Senhor: “Qual vinho falta na minha casa?”. Diante das dificuldades permaneçam firmes. Os casais precisam orar juntos! Rezar juntos! O que falta na vida das pessoas é uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Quando a gente percebe o que aconteceu na nossa vida, a gente entende que Deus salva-nos de nós mesmos.

Não deixem que as notícias de Deus passem. Você está comprometendo o céu da sua família. Às vezes, a gente quer desistir da nossa vida vocacional e comunitária: de levar o esposo para Igreja, de ter uma experiência com Deus. Se essa voz foi a de Deus não desista. Deus é para sempre. Suas promessas não mudam.

Diante dos desafios, muitas vezes o vinho vai faltar. Mas recordem: amar é uma decisão. O amor não é simplesmente um sentimento. Mas amar é uma decisão porque, quando o vinho falta na vida do esposo, a esposa precisa ajudar a encontrá-lo.

A mulher sábia ajuda o homem a encontrar o vinho. Às vezes, nós que enxergamos a vida como peso, no lugar de acolher a missão que Deus confiou-nos. Eu preciso pedir a Deus a graça de reabastecer os odres velhos e deixar que o vinho novo apareça.

Não é porque somos consagrados que não vivemos batalhas. Vivemos sim! Muitas! Os olhares precisam estar fitos em Deus para não sermos tomados.

O inimigo tenta-nos para esquecer o foco da missão. Quando a gente está mais próximo de Deus são grandes os momentos de provas para que realmente Ele vá nos confiando cada vez mais. Antes de tudo, escolher amar a Deus sobre todas as coisas. Escolher amar a Deus para ser uma pessoa íntegra. A primeira brecha para a tentação pode tomar-te tudo. Ser íntegro na vontade de Deus.

A oferta de decisão de amar renova todas as coisas!

Às vezes, olhamos para bodas de Caná, e achamos que o milagre está muito distante: precisamos ter o olhar dos milagres que nos acontecem diariamente. Diante da dificuldade, não ache e não pense que o milagre não pode chegar! O milagre acontece diariamente.

A gente só chega ao vinho quando a gente passa realmente pelo momento sem vinho! Tenhamos um olhar espiritual! Somos moldados se tivermos um olhar espiritual. Um olhar de quem encontra a voz de Deus. Se não é a graça de Deus, o que é que nos faz crescer?

Força, Graça, Fé e Perseverança para chegarmos ao Céu! Vamos juntos?

 

Yuri Costa e Mirna Costa
Comunidade Católica Shalom

Conheça nossos autores