“Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24,15).
Me identifico muito com a Comissão Família, é uma missão saborosa e desafiadora; ela nos desinstala.
“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-O com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Todas as vezes que a Bíblia se refere ao Egito, é para nos lembrar que é um lugar de escravidão. Hoje, o Senhor nos pergunta: “Escolhei hoje a quem sirvais.” É hoje que o Senhor quer nos amar. Não há como servir a Deus sem conhecê-Lo. Hoje, o Senhor quer nos amar!
Para servir a Deus, eu preciso ter uma experiência com o amor de Deus. Quando olhamos para outro casal e desejamos viver servindo ao Senhor, precisamos conhecer esse amor. Josué e sua família conheciam bem o Senhor, e por isso ele, com determinação, diz que sua casa serviria ao Senhor!
Deus se revela para nós através do Seu Filho na Cruz, como diz o nosso Estatuto: “A Cruz é a revelação mais perturbadora do amor de Deus.”
Nós percebemos o amor de Deus quando nos tornamos pais. Apesar de tudo o que acontece com os filhos, nós os amamos de forma incondicional, da mesma forma que Ele nos ama!
Quando Deus é o Senhor da minha casa, outras coisas não têm lugar nela. Existem vários deuses, e um dos mais presentes na nossa casa é a tecnologia. Quantas noites passamos acordados assistindo séries, e acabamos deixando que isso se torne o nosso deus, pois tira o lugar do Deus verdadeiro em nosso meio!
O Papa Francisco nos alerta: “Cuidado com as pornografia nas famílias através dos celulares, porque é uma ação diabólica!”
Como faço para conquistar as rédeas da minha casa? Colocando o Senhor como o centro dela. Só assim podemos ter controle sobre as situações familiares! Hoje, os homens precisam ter voz no casamento. Muitos homens estão descaracterizados, e vejo isso como uma “carta na manga” do demônio, pois o homem precisa ser o provedor e o guia da nossa família. E quem faz o homem ter voz na família é a mulher!
O mal atingiu o calcanhar, foi no alicerce, e o alicerce é a família. O mal luta para destruir a família, mas não podemos deixar o mal vencer o amor dentro da nossa casa. Devemos, assim como Josué, sustentar a fé e fazer do Senhor o centro de nossa casa. E é através de Maria que conseguimos colocar Jesus como centro!
A felicidade é a ânsia do mundo e da nossa família, e Jesus é nossa felicidade. O Senhor não passa em nossa vida sem transformá-la. Ele quer transformar nossa vida e nossa casa.
Francisca Roberta Fonteles
Consagrada na Comunidade de Aliança com Promessas Definitivas