Formação

Eu+1 2023 – Vós sois o agora de Deus

A juventude hoje tem pensado no futuro. A sociedade nos “intitula” como “o futuro”, no futuro esse jovem será um médico, enfermeiro, advogado… Nos olham apenas com olhar de futuro, como se não soubessem que só temos o HOJE! Nós só temos o hoje!

Nós ficamos presos a ideia de futuro e focamos todas as nossas forças nele: faculdade, profissão, trabalho, dinheiro e nessa projeção de futuro Deus não está incluso!

Mas somos convidados pelo Papa Francisco, através da Exortação Apostólica Christus Vivit. (Do coração do Papa ao coração dos Jovens) a olhar para o nosso agora, para o nosso HOJE!

O que nós estamos fazendo HOJE com a nossa JUVENTUDE? Como eu tenho gastado a minha Juventude?

Qual tem sido minha contribuição como Jovem? Eu tenho feito alguma coisa?

Conduzidos por I Timoteo 4, 12.

“Ninguém te desprezes por seres jovens…”

Existe um chamado de protagonismo sobre a juventude, um chamado de Deus. Torna-te um modelo, no modo de falar e viver.

Modelo de quem? Modelo para quem? De santidade para o mundo!

Ser modelo dar trabalho, vai gastar tempo e é necessário renúncia. Mas Deus nos chama a ser este modelo porque Ele sabe que a juventude tem força.

Ou agente assume o nosso modelo ou nós vamos simplesmente passar. Nós somos chamados a muita coisa! Somos chamados a ser santos, santos de calça jeans! Mas para isso nós jovens precisamos também dizer sim a Deus agora, na nossa juventude! Já nos diz São Paulo: “Ninguém te desprezes por seres jovens…”

Ser o AGORA de Deus é muito importante porque tem jovem precisando de Deus agora:

Tem jovem nesse momento com depressão precisando de uma palavra, jovem sofrendo a mingua o vazio do mundo, das drogas, da prostituição, da sexualidade desenfreada e jovem sofrendo com o mal do século: ansiedade.

Precisamos fazer alguma coisa hoje, precisamos ser agora!

A manifestação mais expressiva do agora de Deus é Jesus Cristo. Ele entregou seu filho único para morrer numa cruz para nos salvar! E Jesus era jovem! Jesus era jovem. É importante tomar consciência de que Jesus foi um jovem. Deu a sua vida numa fase que hoje se define como a dum jovem adulto. Em plena juventude, começou a sua missão pública e, assim, brilhou uma grande luz.

Jesus brilhou até quando levou ao extremo o dom da sua vida, morrendo na cruz.

A Igreja sempre revolucionou com os Jovens:

São Francisco de Assis, ainda muito jovem e cheio de sonhos, ouviu a chamada de Jesus para ser pobre como Ele e restaurar a Igreja com o seu testemunho, São Domingos Sávio oferecia a Maria todos os seus sofrimentos. Morreu em 1857, com a idade de 14 anos, dizendo: «Que maravilha estou eu a ver!» Santa Teresa do Menino Jesus nasceu em 1873. Com a idade de 15 anos, superando muitas dificuldades, conseguiu entrar num convento carmelita. Ela é o fogo do amor que move a Igreja. O Beato Carlo Acutis primeiro beato de calça jeans e tênis.

O exemplo que eu vos posso dar é de uma menina, muito jovem chamada Maria. Quando o anjo Gabriel apareceu e disse que ela seria a mãe do Salvador. Ela simplesmente disse SIM.

Sempre chama a atenção a força do “sim” de Maria. A força desse “faça-se” que ela disse ao anjo. Jovem tem força. Foi algo diferente de um “sim” que questiona. Maria era determinada, sabia de que se tratava e disse “sim”, sem rodeios e sem medo.

Foi algo a mais, algo diferente. Foi o “sim” de quem quer comprometer-se e de quem quer arriscar, de quem quer apostar tudo. Que é a marca da juventude. O jovem aposta tudo quando quer algo!

Entenderam porque nós somos o agora de Deus? Porque temos força, coragem, ousadia e apostamos tudo!

E como vamos ser esses jovens do agora de Deus?

A resposta está São Mateus 5, 13-16. Sendo Sal da terra e Luz do mundo.

O sal tem a função de preservar e dar sabor ao alimento (além disso, para nada mais serve).

A luz, por sua vez, tem a função de iluminar quem está no escuro.

É interessante notar que Jesus não nos trata como sendo o sal da terra e a luz do mundo de forma condicional (que expressa condição). Ele não diz: “vocês serão sal da terra e luz do mundo”; ou “vocês devem ser sal da terra e luz do mundo”; mas Ele afirma sem condição nenhuma: “vós sois sal da terra e luz do mundo”

Jesus diz que é agora, no presente – Vós sois, Você é, Nós somos o sal e a luz.

A palavra de Deus para nós hoje é que nós somos o sal da terra e luz do mundo, é uma afirmação de Deus, para que eu, você, nós, façamos a diferença.

Seguir Jesus é fazer a diferença, é deixar o sabor de Jesus no mundo. Esse é o novo modelo que Jesus quer que vivamos: SENDO SAL E LUZ.

Juventude sabe como dar sabor à vida? Fazendo a vontade de Deus. A vida só tem sabor dentro dos sonhos de Deus.

Juventude sabe como ser luz? Deixando Jesus brilhar em ti.

A sua juventude só será iluminada quando você disser SIM a Jesus!

Não nascemos para brilhar no mundo, mas brilhar Deus para o mundo que o baniu de suas vidas.

Como jovem, você é o gás que esse mundo precisa! AGORA!

“O maior presente que alguém pode se dar é deixar Jesus entrar na nossa vida.” Fellipe Osterno

O meu agora de Deus é a Comunidade Filhos de Sião. Qual o seu?

 

Fellipe Rios Osterno
Consagrado na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?