Formação

Jesus caminha sobre as águas

Mas Ele lhes disse: “Sou eu! Não tenham medo!” (Mt 14, 27)

Percebemos nessa passagem que Jesus vem ao encontro dos seus discípulos, que estavam em meio a uma tempestade — onde se encontravam aflitos e aterrorizados —, para acalmá-los. Com isso, podemos refletir que Jesus conhece toda a nossa realidade, e não necessariamente precisamos pedir, pois Ele sempre vem ao nosso encontro.

Quando Jesus lhes fala: Sou eu, não temas! É o posicionamento que devemos acolher em nossas vidas cada vez que nos visitam as dores e provações. Tenhamos sempre essa verdade em mente: Jesus nos vê, e sabe de todas as nossas necessidades.

Muitas vezes nos angustiamos e não entendemos algumas situações que passamos, acabamos nos sentindo sozinhos e incapazes de resolvê-las, esquecemos que Cristo está conosco. Quando Ele caminha sobre as águas, é revelado que também caminha sobre todos os nossos impossíveis, basta que confiemos!

Todos aqueles que tiveram uma experiência com Deus são capazes de reconhecer quando Ele se manifesta, a maneira como se apresenta a nós, principalmente quando nos sentimos fragilizados, pois é através da sua presença que acolhemos ou não o seu chamado.

Em outra passagem (João 4), que fala do encontro de Jesus com a Samaritana, refletimos sobre como Cristo se apresenta a ela, e o quanto ela compreendeu o seu chamado; não teve medo e se reconheceu necessitada de saciar sua sede, e de preencher o vazio de sua alma.

Jesus conhece a realidade de cada um dos seus, por isso sempre vai ao encontro, em meio as agitações, preocupações e adversidades. Precisamos buscar a sua presença transformadora, capaz de mudar qualquer realidade, e fazer novas todas as coisas!

Precisamos refletir o que tem nos limitado no seguimento de Cristo, quais são os medos que nos impedem de irmos ao seu encontro e de nos aprofundarmos no seu chamado. Deus sempre nos chama, mesmo em meio as dificuldades, para que tenhamos uma experiência através da oração com o seu amor, que nos ensina a agir com sabedoria.

 

Carlos Rony Silveira
Discípulo Menor na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?