Formação

Kairós Jubilar Filhos de Sião

É Jubileu na Comunidade Filhos de Sião, que maravilha, que benção…

Deus deu diversas leis a seu povo, Israel, que tinha dentre vários objetivos, um especial, que era o de distingui-los dos outros povos, ou seja, fazer deles um povo diferenciado em suas práticas e em sua adoração a Deus.

E uma dessas leis que tinha esse claro objetivo era a lei que organizava o ano jubileu e nós podemos encontrar uma referência completa e detalhada sobre essa lei em Levítico 25, 8-11 e 27,17-24.

Estamos vivendo o nosso ano jubilar e precisamos viver sob os ensinamentos da palavra de Deus. O principal desejo de Deus é que esse fosse um ano de:

  1. Libertação;
  2. Perdão;
  3. Restauração;
  4. Fé;
  5. Consagração ao Senhor através das práticas a serem observadas.

 

Se a lei for observada esses cincos desejos de Deus acontecem. A intenção de Deus é que não vivamos apenas para acumular e nesse ano Ele mostra ao povo que a terra era d’Ele e que Ele havia dado como dádiva ao seu povo. As pessoas deveriam voltar as suas processões. No ano do Jubileu tudo deveria voltar aos primeiros donos. Aqui Deus barrava o acúmulo.

A terra não podia ser semeada, pois deverá descarnar, era uma espécie de descanso para a terra. O sustento das pessoas viria de uma colheita anterior dada por Deus. O povo deveria crer que Deus o sustentaria. O fim era unir os povos pelos laços de fraternidade.

A terra não poderia ser vendida como propriedade perpétua aqui não se poderia vender perpetuamente. A venda valia sempre até o Jubileu, aqui se aplica a terra não murados. Ele é a nossa providência, basta cuidar do dia de hoje.

Os levitas tinham um direito especial, uma exceção à regra. Além dessas regras referentes a terra, temos a ordem de que os escravos fossem libertos no ano jubileu e que pessoas que tinham dívidas impagáveis e que tinham dado a si mesma e até suas famílias para trabalhar para os pagamentos dessas dívidas, só poderiam exercer esse trabalho até o ano do Jubileu, quando seriam soltas e livres da dívida. No ano jubilar é tempo de organizar as dívidas, o Senhor dará a graça.

Com isso, esse ano seria um ano especial em Israel, ano de restauração e libertação, de fé e muitas outras coisas que Deus queria provocar nessa nação. E no carisma Filhos de Sião o jubileu é uma provocação de Deus que quer se aproximar e se manifestar no nosso meio. O jubileu não acontece por acaso no nosso meio, Deus quer de modo especial um ano para Ele.

Como vamos viver o ano jubilar?

O Senhor espera que eu me liberte dos pecados, que eu perdoe, que eu viva de forma restaurada, que eu cresça na fé, que me aproxime o máximo d’Ele e que seja estabelecida a fraternidade entre nós. O Senhor espera uma perfeita oração contemplativa, uma feliz vida fraterna e uma grande conversão diária.

O ano Jubilar é um ano para render-se a vontade de Deus, para experimentar sua providência e descobrir que tudo vem d’Ele e existe por Ele e para Ele, é o ano de buscar perdão e dar o perdão. É tempo de buscar o Senhorio de Jesus com mais afinco.

Somos uma Comunidade aprovada, reconhecida pela Igreja, presente de Deus neste ano jubilar. Seja resposta para a Igreja, resposta favorável, lute para viver o prescrito no Estatuto, amolde-se a cada item, como um grande presente de Deus. O Estatuto é a face de Cristo que tem cheiro e gosto de eternidade.

Todos estamos num processo de conversão e luta pessoal, não deixe de lutar, não dê tréguas a correr risco, seja forte, você é um escolhido. Somos uma resposta favorável para o mundo de hoje.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?