Formação

Ossos Ressequidos

Conduzidos pela passagem de Ezequiel 37, 1-14.

Essa passagem se inicia com uma ordem de Deus: “escutai a palavra do Senhor”. Depois disso, o próprio Deus mostra ao profeta, através de uma visão, uma terra com ossos secos e questiona-o: “Poderia esses ossos voltarem à vida?” Então, o profeta responde: “Só vós sabeis Senhor.” Com essa resposta, o profeta ressalta que, humanamente, é impossível, mas que para Deus, tudo é possível.

Nesse diálogo de Ezequiel com Deus, observamos que, muitas vezes, o que nos falta para voltarmos à vida é pararmos para ouvir a voz de Deus. No contexto atual em que estamos vivendo, neste período difícil em que precisamos ficar em casa, quantas vezes paramos para ouvir a palavra de Deus? Certamente, escutamos muitas vozes, mas não a voz de Deus.

Deus deu a Ezequiel uma missão impossível para as forças humanas, para mostrar que Deus é onipotente e tem todo poder sobre as nossas vidas.

Ele nos mostra que é capaz de nos dar um novo sopro, uma nova vida, um novo jeito de encararmos nossas fraquezas.

Constantemente, condicionamos o poder de Deus em nossas vidas. Por isso, quando pecamos, nos escondemos de Deus, nos afastamos, não entendemos o poder da misericórdia de Deus que é capaz de mudar qualquer situação. Não pense que seu pecado é maior que a misericórdia de Deus.

Às vezes, somos como esses ossos ressequidos, sem vida! Temos músculos, pele, andamos, falamos, porém, não temos vida. Isso acontece, quando buscamos sentido para nossas vidas em tantas outras coisas e, não em Deus. Coisas, como: músicas, séries, filmes, amizades e, nisso, vai se perdendo o sentido da verdadeira vida.

Deus vem nos dizer, que Ele tem o poder de transformar nossa vida, mas com uma condição: “Escutar a palavra do Senhor.”

O profeta diz que, quando começou a falar, ele ouviu barulhos ensurdecedores. Isso acontece quando decidimos mudar de vida, escutamos muitos barulhos, tanto externos como internos, que não nos permitem dar passos para Deus.

Quando escutamos a voz do Senhor, temos vida plena. Isso não quer dizer que não vamos mais sofrer, e sim, que não vamos sofrer sozinhos, mas com Cristo.

Essa profecia aconteceu muitos anos antes de Cristo e ainda continua atual. Deus profetiza hoje, que quer cumprir essa Palavra em nossas vidas. Mesmo em meio as nossas desesperanças, Deus ordena: “Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.”

 

Roberta Fonteles
Consagrada na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?