Terceira Semana: “Tentado por Satanás”
Os Evangelhos nos falam de três tentações:
• “Se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pão”;
• “Se és o Filho de Deus, atira-te para baixo”;
• “Tudo isto te darei, se, prostrando-te, me adorares”.
Todas têm um objetivo único e comum: desviar Jesus de sua missão, afastá-lo do propósito pelo qual veio à Terra e substituir o plano do Pai por outro. No batismo, o Pai havia indicado a Cristo o caminho do Servo obediente, que salva por meio da humildade e do sofrimento. Satanás, por outro lado, propõe um caminho de glória e triunfo, o caminho que todos esperavam do Messias.
Ainda hoje, todo o esforço do diabo é desviar o homem do propósito para o qual foi criado: conhecer, amar e servir a Deus nesta vida para depois gozá-Lo na eternidade. Ele busca distrair o homem, atraí-lo para outros caminhos e direções. Satanás, porém, é astuto. Ele não aparece pessoalmente, com chifres e cheiro de enxofre (seria muito fácil reconhecê-lo); em vez disso, utiliza coisas boas, levando-as ao excesso, absolutizando-as e transformando-as em ídolos. O dinheiro, o prazer, o sexo, a comida e a bebida são bons em si mesmos, mas, quando se tornam o objetivo maior da vida, deixam de ser meios e passam a ser fins. Nessa condição, tornam-se destrutivos para a alma e, muitas vezes, até para o corpo.
Irmãos, não esqueçamos que estamos no terreno do nosso coração. Esse é o lugar para onde entramos no início deste retiro. Adentramos neste deserto junto com Jesus, que também foi conduzido pelo Espírito Santo. Quem nos conduz é o Espírito Santo! Não fazemos esse caminho sozinhos. Corremos o risco de nos assustar com tudo o que enxergamos pelo caminho, mas o Espírito de Deus nos permite viver este tempo para nos aproximarmos do amor que nos salva.
Durante esta semana, escreva em seu caderno de oração:
• De que forma você tem se desviado do olhar de Jesus?
• Quais caminhos têm mudado a sua direção?
• Qual voz tem guiado sua vida?
• Por quais desvios você tem passado?
• Você tem buscado o caminho mais fácil ou tem encontrado o caminho da humildade e do sacrifício?
• Tem se sentido autossuficiente ou buscado fazer a vontade de Deus?
Esta será uma semana para respondermos a Deus com nossa verdade – uma verdade talvez distorcida por tantas influências contrárias à vontade divina. Será um tempo para deixarmos Deus falar ao nosso coração e nos libertar do engano, das mentiras e das ilusões.
Nesta semana, o Senhor quer revelar o Seu amor por nós e nos curar. Não tenha medo! Ele quer amar você.
Bibliografia:
Angelus do Papa Francisco (2021);
Pregação do Frei Raniero Cantalamessa (2014);
Raniero Cantalamessa – Nós pregamos Cristo Crucificado.
Francisco Adriano Silva
Cofundador e Formador Geral da Comunidade Filhos de Sião