Formação

Quaresma: Tempo de voltar para Deus

Estamos vivendo o tempo da quaresma, tempo da graça de Deus. E o início desse kairós se iniciou na quarta-feira de cinzas. A quaresma é um grande chamado de Deus para nós voltarmos a estar com Ele de todo nosso coração.

Este tempo de graças que é a quaresma se trata de um grande momento do amor de Deus derramado sobre a face da terra, é sua grande misericórdia que se derrama sobre a face da terra. A liturgia dar-se início com o profeta Joel que claramente nos diz: “Voltai para mim de todo vosso coração.” É isso que o senhor pede a nós nesse tempo quaresmal, voltem para mim de todo coração. Venham os que estão distante por qualquer motivo, volta para mim traz a tua vida de volta, os que desistiram por grandes ou pequenas coisas é hora de voltar!

As penitências nos ajudam a viver este tempo, mas o essencial é voltar para Ele, se unir a Ele. Quaresma é tempo de voltar para o Senhor, de se recolher em Jesus, de chegar perto e se unir a Ele, é rasgar o coração, rasguem, abram os vossos corações. As penitências nos ajudam a nos aproximar do Senhor, mas o ideal é voltar para Ele e se unir de todo coração e com toda a tua força.

Ainda passeando pela liturgia da quarta-feira de cinzas o Salmo que nos é proposto pela Igreja nos diz: “Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa.” Um mergulho na misericórdia de Deus, analise o que Deus é capaz de fazer por nós, esse salmo nos ajuda a voltar para Deus, como o profeta nos pediu, este salmo vai nos dizer: Estou aqui Senhor, me mergulha na imensidão do teu amor, me lava e me purifica de todo pecado. É tempo de ser o que Deus nos chamou para ser: ser amor e para amar. Parafraseando Padre Fernando: “A Comunidade Filhos de Sião nasceu para amar.”

Sabe por quê que Deus nos chamou para amar? Porquê nós amávamos de forma imperfeita, não sabíamos amar. 

E nessa mesma liturgia o Senhor nos chama de embaixadores. Nós somos os embaixadores de Cristo, somos nós que vamos levar o Cristo ao mundo, levar o amor do Cristo para os corações indiferentes, frios e que não o conhecem. Somos nós esse povo por isso deixava-os reconciliar com Deus o dia de se reconciliar e de querer a Deus é o hoje. Querer a Deus a ponto de que Ele ordene e trabalhe na sua vida.

Se faz necessário reconciliar-se com Jesus. Quem se reconcilia com Jesus se reconcilia com outro. O Senhor nos dar um novo tempo para a salvação, de voltar para ele e reconciliar-se. Quando estou reconciliado com Jesus eu estou preparado para amar o próximo, perdoar o próximo e a bem viver em comunidade.

O chamado é para ser e não para fazer. E no evangelho, o Senhor continua a nos chamar, agora a uma vida de recolhimento, a entrar na tua vida, no teu coração. É tempo de perceber o que antes não era percebido.

Jesus Cristo começou esse novo tempo dizendo volta para mim de todo teu coração te recolhe e fala ao teu pai em segredo. O tempo favorável da salvação chegou!

 

Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?