Formação

Sal da Terra e Luz do Mundo

O sal tem a função de preservar e dar sabor ao alimento (além disso, para nada mais serve). A luz, por sua vez, tem a função de iluminar quem está no escuro.

É interessante notar que Jesus não nos trata como sendo o sal da terra e a luz do mundo de forma condicional (que expressa condição). Ele não diz: “vocês serão sal da terra e luz do mundo”; ou “vocês devem ser sal da terra e luz do mundo”; mas Ele afirma sem condição nenhuma: “vós sois sal da terra e luz do mundo”

Jesus diz que é agora, no presente – Vós sois, Você é, Nós somos o sal e a luz.

A palavra de Deus para nós hoje é que nós somos o sal da terra e luz do mundo, é uma afirmação de Deus, para que eu, você, nós, façamos a diferença. Seguir Jesus é fazer a diferença, é deixar o sabor de Jesus no mundo.

Esse é o novo jeito que Jesus quer que vivamos: SENDO SAL E LUZ (sabor e iluminação).

Esse SAL que Jesus afirma que somos, não é por nossa força, mas pela força de Deus que habita, que vive em mim.

SE EU SOU SAL, EU PRECISO DAR SABOR A VIDA DAS PESSOAS, A VIDA DOS MEUS IRMÃOS

Eu tenho dado sabor? Ou eu tenho amargado?

Como dar sabor à vida das pessoas e dos irmãos?

Amando, perdoando, sendo disponível, usando de caridade, ajudando quem precisa. Obra de caridade não é só ajudar o pobre, nós podemos ser caridosos dentro das nossas casas, dos nossos trabalhos, da nossa Comunidade; sendo bondoso, paciente, não guardando rancor; fazendo o bem, como nos diz o último versículo (as boas obras).

SE EU SOU LUZ EU PRECISO ILUMINAR A VIDA DAS PESSOAS, A VIDA DOS IRMÃOS QUE SE ENCONTRAM PERDIDOS, POR DETERMINADAS SITUAÇÕES

Eu tenho sido luz??? Ou eu me fiz indiferente???

Como iluminar a vida das pessoas e dos irmãos? Apresentando o amor, apresentando a pessoa de Jesus, apresentando a felicidade, que é seguir Jesus.

Esta pandemia gerou muitas doenças psicológicas, medos. Além do vírus covid-19, muitas perdas (a morte ficou breve). Eu fui luz na vida de alguém? Eu tentei ser luz na vida de alguém? Eu levei Jesus para quem estava precisando… Nos questionemos irmãos, não para nos acusar: JAMAIS! Deus não nos acusa… Mas nos questionemos para sermos MELHORES!!

UM CERTO DIA LEVARAM SABOR E LUZ PARA MINHA VIDA…

Eu já experimentei de todos os dessabores da vida e eu até hoje ainda não conheci nada mais amargo do que uma vida longe de Deus. Acredito que muita gente que esteja lendo esta formação saiba como era minha vida, até porque eu mesmo fazia questão de me mostrar pelas redes sociais e ser comentado pela cidade.

Muitas festas, muita vaidade, muita bebida, muito tudo que o mundo oferece, só que em exagero. Uma vida completamente sem sentido, sem sabor, depressiva, explosiva, deprimida, sem amor e sem dignidade. (sem medo de falar isso) Jesus reconstruiu, devolveu a mim a dignidade de filho.

Um certo dia me falaram que minha vida tinha jeito, que eu nasci para dar certo, a Comunidade Filhos de Sião foi quem me apresentou o sabor da vida, foi quem me apresentou a luz, através da vida dos meus irmãos. E até hoje continuam me apresentar. Sem dúvida nenhuma os irmãos que insistiram comigo foram naquele tempo e são hoje ainda Sal da terra e luz no mundo. Olhando para os feitos de Deus na minha vida eu não tenho palavras, somente gratidão. Deus me pegou do poço mais profundo que possa existir para me consagrar a ELE, para me dar uma vida com sabor, com verdadeira felicidade e cheia de amor.

Quando eu olho para trás eu lembro sempre de Sto. Agostinho através de uma canção da Celina Borges que diz “Tarde te amei beleza antiga e tão nova eis que procurava fora e estavas dentro de mim…” E se hoje eu estou aqui é por pura graça e misericórdia de Deus e pela Comunidade Filhos de Sião que é (afirmo) esse Sal e essa Luz para o mundo.

E falando agora diretamente para meus irmãos da Vocação Filhos de Sião, Jesus afirma que nós somos o Sal da terra e a Luz do mundo. Mas nós só vamos levar sabor para a vida das pessoas se tivermos vida de oração, nós só vamos levar luz para a vida das pessoas se estivermos em intimidade com Jesus. A luz que brilha não é a minha, não é a sua; a luz que brilha é Jesus e somente estando com Ele é que nós vamos brilhar para os outros.

 A FALTA DE ORAÇÃO ME FAZ PERDER O SABOR, A FALTA DE INTIMIDADE COM DEUS ME FEZ PERDER A LUZ

Mas como assim, Fellipe? Você disse no início que eu sou sal e luz, sem precisar de condição nenhuma????

Relendo o versículo 13 O sal só tem uma serventia, salgar, fora isso, para nada mais serve. Assim somos nós, criados com muito amor por Deus e só Ele que nos criou sabe o que precisamos, só Ele que nos criou sabe como nos amar verdadeiramente, sabe curar nossas feridas… E fora da oração e intimidade com Ele, eu sou incapaz de dar frutos bons. A minha vida longe dele não é vida! Falo por que vivi e não porque ninguém me disse! Fora dele nada tem valor!

Cuidado para não perder o sabor ou se desligar da tomada!

A VIDA COM DEUS TEM SABOR DE ETERNIDADE…

E hoje o Senhor vem chamar a você para ser Sal e Luz através da oração e da intimidade com ELE.

Assim como esta Comunidade, há 5 anos, deu sabor e luz a minha vida, ela vem hoje dar sabor e luz para sua vida também.

Saia do dessabor, do desamor. Nunca esqueçamos: o sabor de Jesus é O AMOR! Somente Ele dá sentido a TUDO! Ele é o sentido de tudo. Fora dele não se tem vida, nada tem valor.

O maior presente que alguém pode se dar é deixar Jesus entrar na sua vida.

 

Fellipe Rios Osterno
Consagrado na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?