Formação

Semana de Formação 2023: Vinde, tudo já está preparado

A profecia de Isaías nos revela que Deus já estava preparando um banquete

“O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados.” (Is 25, 16)

No Novo Testamento, Jesus remonta a esta imagem, vejamos a partir do Evangelho de São Lucas 14, 15-24.

Feliz de quem participar da refeição do reino de Deus.

Movida pelo Espirito Santo eu trago para vocês uma boa nova. Ela veio do céu para nós: Vinde, tudo já está preparado!

Os soldados acharam desculpas para não irem guerrear no nome de Deus, apesar dEle estar com eles. Vimos que as pessoas dizem comprei um terreno, juntas de bois, casei e por isso não poderão ir ao banquete. Todos se desculparam nenhum quiseram participar do grande banquete.

Recusar um convite para aquele povo era uma ofensa muito grande, os judeus viviam a lei da hospitalidade, não fazia parte da cultura deles renunciarem convites.

Mas apesar de tudo o dono da festa, o Pai, não desanimou e envia seus servos para chamarem as pessoas. A recusa dos primeiros convidados tem como efeito a extensão do convite a todos. O convite eram para os especiais mas eles recusaram e o Pai manda buscar todos os que estavam nas ruas e nas praças, sem nenhuma exceção.

Todos foram trazidos para o banquete, os que estavam nas praças e na ruas e ainda tinham lugares. O dono da festa ainda insiste e pede aos seus servos: vá aos caminhos, encruzilhadas, veredas e tragam todos. Pobres, coxos, cegos e aleijados.

Todos foram convidados inclusive os pecadores! Segundo a teologia oficial da época esses estavam fora da comunhão com Deus. Para Jesus o sentar à mesa com o pobres, coxos, aleijados e pecadores é uma forma de dizer que Deus os acolhe com amor e que quer estabelecer relação de familiaridade sem excluir ninguém do seu convívio.

O Senhor quis e quer fazer aliança com todos!!!

Vander Lúcia Menezes e Adriano Silva – Fundadora e Cofundador – Semana de Formação.

Este texto é parte da nossa história, ele compõe o nosso Carisma. Encontro nele os Filhos de Sião, outrora éramos os pobres, coxos, aleijados e pecadores. Em algum momento os da linha de frente rejeitaram o convite e este chegou para nós.

O Senhor mandou buscar a todos, os indignos que em Cristo tornaram-se dignos. Dignos do banquete que o Senhor preparou. Ele não julga, ele salva. Nos fez sentar à mesa com Ele, nos elevou a amigo e irmão.

Você é importante, você tem valor e dignidade. Está sentado à mesa com Deus!

Não esqueça que o seu lugar é à mesa, não é comendo comida de porcos. O seu lugar é na mesa junto de Deus, comendo carne pomposas e vinhos envelhecidos.

Para os que estão chegando acolham com alegria este convite: Tudo já está preparado! Aqui na ceia, no banquete é o seu lugar.

Jesus nos torna dignos de participar das núpcias sagradas. Saiba que se quiseres podes para sempre estar entre: Os felizes e convidados para a ceia do Senhor. Felizes os convidados para a ceia do Senhor.

Colocamos à mesa aquele que nos pertence. O senhor nos trouxe para a sua intimidade. Cabe a nós o cuidado para que essa intimidade não seja desgastada pelos percalços da vida, perseguição e desânimo. Precisamos viver com muito cuidado para não rompermos e nem desgastarmos a nossa intimidade com Deus.

Nossa vigilância nos conduzirá para o eterno banquete, onde estaremos face a face com Ele. Aqui na terra estamos na amizade com Ele e assim preparando o nosso banquete eterno.

Permaneça firme no local onde Ele nos colocou. Ele nos trouxe à mesa, a mesa da nossa vocação. Zelem para cumprir a vontade de Deus, para servir aos irmãos e para fazer o que nos foi confiado, pois, os ocupados não sentaram à mesa.

Apocalipse 19, 9 “Escreve: Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro”.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?