Formação

Tríduo em Honra a Virgem de Sião

É com grande alegria que a Comunidade Católica Filhos de Sião celebra estes três dias de oração em honra à Virgem de Sião, em sua Capela no Bairro Raimundo Jovino.

Entusiasmada com a beleza desses dias, nossa fundadora conduziu a Celebração da Palavra do Evangelho de São Lucas 6, 39-42.

Iniciando sua partilha, ela nos explicou que a Virgem de Sião é a Excelsa Filha de Sião, ou seja, a Filha de Sião por excelência. Entendemos que Sião também é Deus, portanto, ela é a Filha de Deus por excelência, a Filha modelo, a Filha perfeita. Logo, a Comunidade Filhos de Sião tem como modelo de Fé a Virgem de Sião.

Por que a Virgem de Sião é uma mulher de Fé? Na Bíblia não se fala de milagres e nem de curas operadas por Ela, mas Ela é conhecida como uma mulher de Fé porque foi capaz de viver a vontade de Deus. E como Ela foi capaz, todos nós também somos. Se nos abrirmos à vontade de Deus, estaremos vivendo com Fé, e, para isso, nós precisamos da coragem e da audácia de Nossa Senhora, a Virgem de Sião, “que se faça em mim segundo a Tua palavra…”, ou melhor, que se faça em nós segundo o desígnio de Deus para cada um de nós.

Nós não somos um acaso, não nascemos por qualquer coisa, nós nascemos por puro projeto de Deus, não importa qual a história, o que importa é que Deus permitiu a sua vida, que você é um sonho desejado de Deus e que você tem uma missão a cumprir. A Virgem de Sião teve uma grande missão a cumprir, que foi acolher o Filho de Deus. Para isso, Ela teve que dizer SIM! Mesmo com todo o contraditório que lhe aparecia, Ela disse SIM ao projeto de Deus. A nossa vida só vai caminhar em paz, no equilíbrio, quando nós também formos capazes de dizer SIM ao projeto de Deus.

Como Nossa Senhora, a Virgem de Sião, nós também precisamos dizer SIM ao projeto de Deus!

Em seguida, conduzidos pelo Evangelho que diz: “Pode um cego guiar outro cego?” Jesus nos questiona em sua palavra. Ele está a nos dizer que estamos cegos espiritualmente, estamos na frente do Filho de Deus e não somos capazes de o reconhecer.

Jesus vai além neste Evangelho quando nos diz que percebemos um “cisco” no olho do irmão e não percebemos a “trave” que está em nosso olho. Somos capazes de dar conta do menor ato da vida do irmão e não damos conta dos nossos atos. Agindo assim, afirmamos que nós continuamos cegos. Mas hoje, na festa da Virgem de Sião, Jesus quer que nos libertemos da nossa cegueira em relação as coisas espirituais. Ele vem nesses dias de festa nos pedir: “Dá-me a tua vida, aceita meu projeto de amor, abre-te à minha vontade, sai do estado de cegueira e vem para a luz, vem para a vida!”

A vida vivida de qualquer jeito não nos leva a nada!!

O Senhor quer que a gente caminhe de forma que consigamos a vida eterna. Toda a nossa peregrinação aqui na terra é uma oportunidade de conseguirmos a vida eterna. Deus não lhe quer cego! Deus quer que caminhemos com a verdadeira luz, com a verdade, que é Ele próprio.

Não faz sentido viver nas trevas, nossa vida precisa ser luz. E o nosso modelo é Nossa Senhora, a Excelsa Filha de Sião. Ela caminhou na luz porque disse SIM e hoje o Senhor te convida a também dizer SIM.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião 

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?