Formação

Um SIM para sempre

Conduzidos por São Lucas 1, 26 – 45.

Nessa passagem da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora, contemplamos um sim definitivo, um sim que mudou a história de Maria para todo o sempre. Foi um sim com intervenção divina, que transformou o externo e o interno daquela menina que recebera a visita do anjo do Senhor.

Quando o anjo chegou para Maria e a chamou: Ave, cheia de graça, ela perturbou-se, pois estava sendo chamada de “A CHEIA DE GRAÇA”, porque o Senhor viu naquela menina uma mulher capaz de receber da parte de Deus uma intervenção.

Dessa forma, o sim definitivo de Maria mudou completamente a sua vida, história, planos e até seu corpo. E, no entanto, o que perturbou Maria não foi nada externo, foi o fato de ter sido cheia de graça e escolhida para ser a mãe do Salvador. Em nenhum momento Maria preocupou-se com o que estava a sua volta, ela só se preocupou no “como” ia acontecer tal grandioso anunciado. Ela sabia que tudo ia mudar!

Trazendo para a nossa realidade, a nossa atitude é diferente. Em Maria, tudo ia mudar e ela não temeu, e em nós o que vai mudar é somente a relação para com Deus. A partir de agora de forma definitiva nosso itinerário será único, somente eu e Deus.

As Promessas Definitivas é um caminho próprio entre mim e Deus, onde Cristo é o centro. Maria fez com que Deus se tornasse o centro da sua vida e Ele se encarregou de tudo, inclusive até dos motivos óbvios de suas preocupações. Deus também vai se encarregar das nossas preocupações!

O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra.

O anjo não deu respostas humanas para Maria. De tal maneira, a nossa humanidade irá se levantar. Então, fale, questione e queira conhecer. Mas a resposta do anjo é: O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra.

Nesse sentido, quem vai nos dar a capacidade de dizer sim definitivamente é o Espírito Santo de Deus. Ele vem nos ajudar a dizer para sempre e de forma definitiva. Aqui se cai a preocupação humana e exagerada de querer responder ao sim definitivo como anjos. Pelo contrário, vamos responder como pessoas, homens e mulheres que estão sob a poderosa ação do Espírito Santo em nossas vidas. Quem vai nos socorrer é Ele. Sem Ele não conseguiremos dizer sim para sempre e continuaremos questionando e nos sentindo incapazes, porque a nossa humanidade estará confusa e sempre querendo que as coisas aconteçam como nós queremos.

Deus não revelou para Maria o que ela iria passar, mas Ele disse que ela seria a mãe do Salvador. O que Jesus está dizendo para nós é só isto: Digam sim para sempre no Carisma Filhos de Sião. E o que vai acontecer? Nós vamos ter a força e a graça do Espírito Santo para responder. Não vamos temer, parar e nem deixar que as coisas externas impeçam nosso sim definitivo.

Não tenham medo! A força do Altíssimo está sobre vocês. Os apelos da Igreja, da humanidade e do Carisma Filhos de Sião, o Espírito Santo ajudará a responder.

As promessas definitivas nos dá um sentido de eternidade, daquilo que não passa mais.

O nosso sim definitivo rompe um caminho doloroso de pensar encontrar prestígio, posses e vozes que nos prometiam felicidades imediatas. A união com Deus e com a nossa própria verdade vai romper este caminho. A felicidade do mundo nos frustra, ao passo que ele nos dar, ele tira e nos deixa vazio.

As promessas definitivas nos dá um sentido de eternidade, daquilo que não passa mais. O fato de estarmos dizendo sim para sempre não pode nos deixar aterrorizados, presos, sufocados e sem entender que sobre nós existe uma parte poderosa de Deus que é o Espírito Santo que nos é dado.

A Verdade de Deus sobre nós mesmos  são  as promessas definitivas! A hora da revelação do Carisma para a Igreja, para o mundo, para o Carisma e para nós mesmos. Quando dizemos nosso sim definitivo, a Igreja espera um testemunho e uma revelação de Deus através de nós. Quem pode fazer essa revelação do Carisma Filhos de Sião para a Igreja somos nós!

Por que um SIM definitivo no Carisma Filhos de Sião?

Porque estamos expondo a vida que o Carisma nos dá. Ele é capaz de me fazer santo, de me fazer viver a eternidade aqui já na terra, de me fazer Igreja e de me unir a Deus e a mim mesmo. Eu acredito na obra que Deus fez na minha vida através do Carisma Filhos de Sião.

O medo foi se transformando em amor. As Promessas Definitivas é o olhar de Deus sabendo quem nós somos e como somos. É um olhar novo de Deus para nós, que rompe o caminho trilhado de dor do nosso olhar pobre sobre nós mesmos e sobre as coisas. O olhar da alma eleita, escolhida e que responde de forma definitiva é o olhar de Deus.

O que Deus quis fazer em Maria e na vida de Maria, ela aceitou, mãe e serva do Senhor. E por isso hoje ela é Rainha do Céu e da Terra.

O caminho novo é a oferta definitiva de uma vida inteira.

O Senhor vai abrir um caminho novo! Se nosso sim para sempre for para o altar cheio de gratidão, louvor e adoração, veremos e entenderemos esse caminho novo que se abrirá.

É desejo de Jesus abrir um caminho novo para nós. Assim sendo, nosso sim para sempre é Jesus saciando a nossa sede. Não podemos esquecer que somos secos de sede, como nos disse Monsenhor Waldir. E, por conseguinte, nossa fundadora traz para a Dimensão Cristológica: O Cristo, Rei e Senhor abandonado na Cruz nos diz: Tenho sede!

Portanto, Jesus é quem sacia nossa sede. Ele se antecipa na cruz e mostra nossa sede. Deus desde toda a eternidade se antecipa para fazer aliança conosco e Jesus grita a nossa sede na cruz, porque Ele sabia que éramos sedentos e que ele iria nos saciar, e de fato assim o fez.

O caminho novo é a oferta definitiva de uma vida inteira. Jesus nos quer definitivamente para Ele. Somos chamados a centralizarmos nossas vidas n’Ele. Promessas definitivas é o entendimento de quem é o centro das nossas vidas, que é Jesus.

O nosso sim definitivo não pode ser maquiado com coisas, com afazeres, com capacidades, com pregações, com músicas etc, mas em ser intimo d’Ele. A força do Altíssimo não se perde com a idade, ela vai sendo revigorada.

Podemos contemplar também a sede de Jesus na Samaria, onde Ele se antecipa pedindo água aquela mulher: Dá-me de beber. Ele viu na vida daquela mulher uma vida seca, e Ele pede água. Jesus sempre se antecipa para saciar as nossas vidas.

O que o Senhor está fazendo é nos saciando definitivamente! Não de uma água que passa, mas de uma água para sempre. A conversão das nossas vidas. Seremos adoradores em todo tempo e lugar.

As nossas promessas definitivas é um Êxodo, uma passagem e não uma conclusão. Uma passagem que não tem mais volta. É como se passássemos por uma ponte e ela se quebrasse. Realmente um novo caminho, o velho não existe mais. Caminho trilhado não com nossas forças, mas com a graça de Deus.

Não ter volta não é motivo de aflição e desespero, mas de júbilo e de alegria, porque é este o cuidado de Deus sobre nós. Agora somos filhos, almas esposas, de oração contemplativa e de conversão que vivem as definições do carisma de forma definitiva.

Não podemos nos desviar do nosso Carisma. Estamos nos consagrando no Carisma e é ele quem revela a forma perfeita da nossa união com Deus e com a sua vontade. O que nos faz próximos de Deus é o Carisma Filhos de Sião.

Pedro vai dizer para nós que Jesus vence o medo, seja saindo de um barco agitado ou atravessado um lago entre os gentios. Assim, ele encontra coragem para seguir Jesus. No amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora todo o temor. Jesus perdoa a infidelidade e isso é a capacidade de dizer sim. Pedro foi um fracasso anterior, mas com Jesus o fracasso não é o fim. Jesus ensina pacientemente, Pedro precisou de correção e o Senhor o deu com paciência, firmeza e amor.

Se JESUS começou uma boa obra em nós agora ele vai terminar com as promessas definitivas. O segredo é estar com Jesus, isso faz toda diferença.

 

Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?