Formação

Venceste-me, Senhor. Agora sou teu!

Em São João 4, 4-19, vamos meditar um dos encontros mais belos deste evangelista que é o de Jesus com a Samaritana. Uma mulher pecadora, sofrida, ferida, que estava ali naquele horário do meio dia para não ter que se misturar com outras mulheres, porque era rejeitada. E lá já estava Jesus que não a acusa e nem a condena. Creio que valha a pena nos determos no que acontece entre o encontro de Jesus com essa mulher e a partida dela em missão. A Samaritana em um simples diálogo verdadeiro com Jesus deixou-se vencer e tornou-se a primeira missionária.

O que acontece entre as primeiras palavras e o resultado deste dialogo é o encontro de amor com Jesus. A Samaritana encontrou-se com o amor e ali foi vencida por ele. Interessante observar que é sempre Jesus quem toma a iniciativa e foi assim com a Samaritana, Zaqueu, Paulo, comigo e da mesma forma com você. Ele já nos espera e fica só aguardando uma oportunidade de nos vencer para nos amar.

Notamos que Jesus vai direto a nossas feridas sem nos condenar, sem apontar o dedo, mas para amar, vencer-nos e assim nos curar. O Senhor nos alcança onde está a nossa maior vulnerabilidade: na vida sexual, nos afetos, nas emoções, nos relacionamentos… Quando estamos mais necessitados de algo, tendemos a ficar mais vulneráveis e feliz é quem deixa Jesus cuidar e vencer tais vulnerabilidades.

Jesus não se escandaliza absolutamente com nada ao que diz respeito a nós, pois Ele sabe o que há em nosso coração. Contudo, Ele seguramente quer nos vencer, saciar a nossa sede de amor, libertando-nos de tantos enganos e comportamentos que só nos tem levado à dor, à solidão e ao pecado.

Vencer é obter vitória, mas ser vencido é ser atingido ou ultrapassado, e o que Jesus quer hoje também é nos atingir com seu amor, que organiza, restaura e nos dar força de recomeçar.

Jesus tem um desejo de nos vencer muito maior do que o que imaginamos, a vontade que Ele tem de ser dono do nosso coração é tão grande que, como com a Samaritana, Ele nos espera nos locais mais inusitados e imagináveis. Ele não desiste, Ele quer curar a nossa história. Deixe-se ser tocado por Jesus hoje, Ele oferece o que nossa alma precisa. O que a Samaritana precisava era de amor. Ela estava cansada do desprezo, da vida, da sua história.

Por pior que tenha sido sua história de pecado, de lama, o Senhor está disposto a dar-lhe uma vida nova, a dar-lhe a eternidade. Não importa o lugar que você esteja, Jesus está esperando por você. Ele tem uma estratégia de salvação, de reconstrução e de amor para a sua vida. Não adianta você se esconder do Senhor, porque Ele sabe tudo sobre você e não te acusa. Ele sabe da sua humanidade, conhece sua natureza, seu sofrimento seu choro e por isso se compadece de você. Ele sabe como direcionar sua vida. Jesus é aquele que vai saciar a sede da sua alma!

Lembre-se de uma coisa: Quem chegou primeiro no poço foi Jesus e não a Samaritana. Isso nos diz que, se a nossa alma tem sede de ser vencida por Jesus, imagina Ele.

Você também tem uma história, um lugar e Jesus está neste lugar esperando por você, esperando que você abra o seu coração para Ele e lhe diga: Vence-me Senhor, eu quero ser Teu!

Corajoso é aquele que deixa Deus vencer em sua vida! Tenha você também a coragem de deixar Deus lhe vencer e assim poderá dizer junto comigo: EU SOU FELIZ!

 

Fellipe Rios Osterno
Consagrado na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?