Formação

XXV Enchei-vos do Espírito Santo: Eis que deixamos tudo e te seguimos

Conduzidos por Mc 10, 17-31, pode-se afirmar o seguinte:

Nesta passagem, Jesus caminhava para Jerusalém e no caminho formava seus discípulos. Ele subia para fazer a Vontade do Pai. Durante a trajetória, Jesus se encontra com um homem cheio de posses, rico e ao mesmo tempo profundamente comprometido, pois observava a Lei.

Esse homem correu ao encontro do Senhor para perguntá-lo como ganhar a vida eterna. E o Senhor lhe falara sobre a observância dos mandamentos. Porém, ele já fizera a vida toda, mas uma coisa ainda lhe faltava, aquilo que lhe era essencial: desapegar-se dos seus bens.

O que ainda nos falta para herdarmos o Céu? Como fazer para ganharmos esse tesouro? 

A partir dessa ordem de Jesus, o jovem entristeceu-se e ficou muito abatido, pois não conseguia se desprender de seus bens. Afinal, “somente um coração despojado tem lugar para Jesus. EFS” Ou melhor, somente um coração livre é capaz de fazer a Vontade de Deus.

Continuando o Santo Evangelho, Pedro diz para Jesus: “Eis que deixamos tudo para te seguir.”

Meus irmãos, esta foi uma belíssima declaração de amor de Pedro a Jesus, porque não há maior declaração de amor do que dar a vida por Ele. E foi exatamente isso que Jesus fez por nós, porque Ele caminhava para Jerusalém para dar a vida por nós.

Não há maior prova de amor do que dar a vida por Jesus e pelo Seu Evangelho. 

De forma análoga, quando Jesus colocava o olhar sobre o jovem rico, ele também o convidava para deixar tudo e segui-lo. Contudo, enquanto o Senhor o olhava com amor, o jovem estava com o olhar em si mesmo e resistia ao chamado de Jesus.

Vejam que, neste Evangelho, Jesus o chamava para segui-lo, da mesma forma que ele fez com Tiago e João, que eram irmãos e estavam no barco ajudando seu pai com as redes… Assim como fez com Mateus, que estava na coletoria de impostos… Assim como Pedro que estava a pescar… E assim como você que está lendo esta formação agora.

Jesus te chama! Ele acena para você e lhe convida: Deixa tudo e me segue! Eu quero a tua vida! Ela não é mais tua, é minha!

Aquele homem tinha tudo para ser mais um dos discípulos de Jesus, mas não se rendeu ao chamado que Jesus lhe fizera. Por que? Ficou abatido, triste, com MEDO de perder.

Às vezes nos perturbamos com o chamado de Deus a ponto de nos sentirmos incapazes de dizer SIM. Maria, diante de tão grande missão, perguntou: Como se dará isso? E o anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra.”

NÃO TENHA MEDO! O Espírito Santo está sobre VOCÊ! 

O Senhor também me pediu tudo para segui-lo. Ele me pediu a vida! No primeiro momento, eu não entendia nada. Vim entender só depois o que realmente Ele queria de mim. Entretanto, sem medo, deixei-me conduzir pelo Espírito Santo e hoje sou cem vezes mais feliz e realizado!

 

Geraldo Luan Neves Leorne
Consagrado na Comunidade de Vida Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?