Notícias

Missa de Renovação das Promessas Comunidade Filhos de Sião – Marco – Ceará

A Comunidade Católica Filhos de Sião, na missão de Marco – CE, celebrou no último dia 23 de abril a Renovação das Promessas da Comunidade de Vida e Aliança. Com a celebração da Santa Missa, os membros da Comunidade renderam ação de graças por tão grande amor de proteção.

Na homilia nosso pároco Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva nos convidou a recordar os passos de Jesus nesta primeira semana da Oitava da Páscoa: Na quinta-feira Santa foi a vez dos padres fazerem a renovação de suas promessas sacerdotais, no sábado Santo, foi a vez de todos os Cristãos fazerem também a renovação de sua fé que recebemos no batismo e hoje de maneira específica são vocês que fazem esta renovação. A questão da Ressurreição de Jesus; quando Jesus aparece tem algumas coisas que a gente precisa meditar, primeiro é que não o reconhecem, se prestarmos atenção nas primeiras aparições as pessoas não reconhecem Jesus. Maria Madalena pensa que é um jardineiro, os apóstolos pensam que é um fantasma, os discípulos que conviveram com Jesus por três anos vão para Emaús e pensam que é um viajante. Há uma dificuldade de vislumbrar o Ressuscitado, é preciso que ele dê mais sinais ou que Ele abra as mentes, e assim Ele o faz pois explica as escrituras, os gestos ao partir o pão e assim por diante, porque estou dizendo isto? Porque nós também temos muita dificuldade de acreditar na pessoa que está ressuscitando e a gente faz votos, promessas e procura ser fiel a essa promessa, mas quando a gente começa a viver esta fidelidade pessoas da família e as vezes da própria comunidade começam a dizer, tá querendo ser santo.

Mas não tem outra condição de se salvar se não for sendo santo e essa santidade passa pelo serviço, como foi lido hoje a instituição dos diáconos aqueles sete homens de Deus para servir, se aqueles escolhidos de Deus foram escolhidos para servir imagine nós, imagine a comunidade Filhos de Sião, se tirar essa palavra serviço o que vai sobrar?

Então nesta semana vimos isto, dificuldades de reconhecer o Ressuscitado, mas vimos também testemunho muito forte dos apóstolos mostrando com sua vida que nós vimos o Senhor, Ele está vivo, vocês o mataram, mas Deus o Ressuscitou e disso nós somos testemunha e essa experiência desse testemunho faz com que aquela comunidade tenha segurança, uma vida forte. São Lucas vai escrever muito tempo depois que aqueles cristãos foram transformados e quando eles passavam as pessoas notavam, vejam como eles se amam. Serviço e amor duas expressões fortes da comunidade primitiva.

Mas como falamos de renovação das promessas eu até fui pesquisar o significado das palavras e encontrei o seguinte: Renovar significa dar nova aparência, pense qual palavra que mais se identifica com você: vou renovar minhas promessas então vai ter uma nova aparência, vai se revigorar, vai reafirmar. É renovar uma promessa para pôr novamente em vigor, transformar, renovar a face da história da minha comunidade, rebentar que vem do rebento, nascer de novo, desabrochar, rejuvenescer, revigorar-se.

Mas como é possível isto, as pessoas conhecem a história da minha vida, sabe das minhas fraquezas, será que consigo dar esses passos? Eu recordo o primeiro dia da semana, o evangelista faz questão de dizer que Maria Madalena era aquela que tinha sido tirado sete demônios, pois foi pra ela que Jesus apareceu por primeiro. Porque Jesus não apareceu para Pedro, para João, para Tiago, que eram aqueles três que sempre estiveram com Ele nos momentos mais fortes de sua vida na evangelização? Não escolheu nenhum apóstolo escolheu aquela que era tida como a que tinha sete demônios.

Olhe o coração misericordioso de Jesus, não lembra daqueles seus pecados perdoados, aquele que tem seus pecados perdoados para Jesus é uma nova criatura, Ele não ver nada do seu passado, mas se faz presente para que continue sendo renovado a cada dia. Então renove suas promessas sem olhar para o passado, mas olhar para o presente, para revigorar-se, para renovar-se, para transformar-se, para se colocar a serviço e para amar. É o sentido da consagração de nossa vida.

Da minha parte eu só posso é pedir que não nos retenhamos dos momentos de oração para que o Senhor penetre cada vez mais no nosso coração e tire dele aqueles ressentimentos, aquelas mágoas, aqueles rancores que empobrecem, que enfraquecem e que diminuem cada vez mais a nossa espiritualidade. Mas uma vez que Ele penetrando no nosso coração, aconteça aquilo que tanto desejamos, a conversão. Voltemos cada vez mais para Deus porque todo o nosso coração será preenchido pelo amor e pela sua presença.

 

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?