Neste novo ano vocacional que se inicia, é fundamental abraçar em nosso coração o tema: “Teu chamado, minha resposta: Eis-me aqui. Podes contar comigo!” e pedir a graça de Deus.
Dessa forma, o nosso SIM ao chamado de Deus vai ter como inspiração o SIM de Maria Santíssima. Iniciemos o Vocacional em vista da nossa resposta, pois é isso que Deus espera de nós! É tempo de abrirmos o coração para uma realidade de fé e caminharmos dando passos firmes, sempre adiante!
O discípulo precisa ter fé! Quem não acredita e não dá passos na fé, não vê milagres! Precisamos dar o passo da fé! Em Deus, a gente dar o passo e ele põe o chão. Existe uma canção que fala que se o mar não abrir, eu preciso mergulhar. Fazer um mergulho profundo na Vontade de Deus por meio da graça.
Precisamos ter um SIM baseado e fundamentado na Mãe de Deus. Mas afinal, como foi o SIM de Maria?
Uma mulher que deu o seu SIM na sua humanidade. Um SIM de quem confia e acredita HOJE, porque só temos o HOJE! A palavra de Deus não diz o lugar onde o anjo visitou Nossa Senhora, apenas diz que Ela foi visitada, mas não diz onde ela estava.
Deus vai onde estamos
Deus nos visita onde estivermos. Ele toma a iniciava! Deus nos chama hoje a iniciarmos um caminho vocacional. Para isso, é preciso acreditar que Ele chama e que Ele mesmo foi ao nosso encontro onde nós estávamos. Vidas desequilibradas ou vidas “perfeitinhas”, humanamente falando. Deus chama a todos!
Nossa Senhora acreditava na Palavra de Deus e encontrou graça diante Dele. Ela estava com a vida toda organizada, prometida em casamento a José, mas Deus lhe pediu algo maior, algo a mais. Deus pode nos visitar em qualquer circunstância da nossa vida e nos pedir algo, cabe a nós, como Maria, acreditar no chamado de Deus.
Deus quer, Deus chama…
Temos que acreditar que encontramos o favor de Deus e que somos suas escolhas. Alegra-te! Pois és um favorecido da graça de Deus! A única pergunta de Maria foi como as coisas iriam se dar, pois ela era virgem. Para nós, esse questionamento também pode ocorrer e não se preocupe: É um questionamento lícito! Deus agiu na virgindade de Maria e a fez Mãe do Salvador sem que ela perdesse a virgindade.
Portanto, meus irmãos, o que vier a levantar-se na nossa vida é questão de salvação. A nós, basta crer que Deus realizará algo novo a partir do momento que dizemos SIM.
Deus precisa do nosso consentimento
Ele respeita a nossa liberdade! Nossa Senhora colaborou com plano da salvação porque simplesmente disse SIM. Se você disser SIM, Deus vai agir em toda a sua vida. Ao dizer SIM, uma história de salvação se inicia.
Nesse sentido, vale saber que Deus está conosco nesse caminho de discernimento, escuta e apaixonamento pela vontade de Deus. Deus está fazendo uma proposta desafiadora para você. E aqui citando São João Paulo II: “Deus colocou o destino da humanidade nas mãos de uma jovem”. Esta jovem respondeu prontamente: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra”.
O SIM de Maria foi um SIM para a Palavra de Deus. A Palavra é concreto, e ao dizer SIM, a palavra tomou um corpo, tomou forma de gente. Precisamos dizer SIM à Palavra de Deus para ela poder se encarnar em nós.
Nossa Senhora além de ser a Mãe de Jesus, Ela também se tornou sua discípula, porque se pôs a aprender o que o filho tinha a ensinar. Neste ano vocacional que se inicia é o ano de aprendermos a caminhar na fé com Jesus.
Disposição, serviço e inspiração
Mesmo em minha humanidade dizer SIM a Deus, colocando os meus pés a caminhar na fé e deixando o coração aberto para poder dizer. “Teu chamado, minha resposta: Eis-me aqui. Podes contar comigo!”
O Poderoso pode realizar maravilhas em nós!
Marília Ivina Mendes
Consagrada da Comunidade de Vida Filhos de Sião