O nosso nome representa na nossa identidade. não pode ser retirado de nós pois nos acompanha desde sempre.
Nós temos um nome: somos Filhos de Sião. Esse é o nome que nos representa. Ele é parte importante da nossa história, nos identifica e não pode ser tirado nem mudado.
A nossa Comunidade também tem um nome: somos Filhos de Sião. É com esse nome que serei chamada e reconhecida no céu.
Somos Comunidade. E o que são Comunidades?
Desde o tempo em que Jesus esteve entre nós, já se formavam grupos e associações com o propósito de adorá-Lo e conhecer a Palavra. Ao longo do tempo, esses grupos passaram a ter diferentes denominações, organizando-se com pessoas que se identificavam com as características de cada um. Isso sempre aconteceu na história da Igreja.
De um tempo para cá, o Espírito Santo também vem suscitando grupos, associações e Comunidades com o propósito de amar a Jesus. Cada uma com seu jeito de ser e com suas características próprias, mas todas com algo em comum: amam a Igreja, amam Nossa Senhora e amam a Palavra de Deus.
Dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), surgem as Novas Comunidades. E nós, da Comunidade Filhos de Sião, fazemos parte desse mover do Espírito: somos também uma Nova Comunidade, com características próprias.
Vivemos e encarnamos um carisma. Somos esse povo chamado de Novas Comunidades. A Igreja nos reconhece como uma resposta providencial — um presente de Deus para a humanidade. Em Sua misericórdia, Deus providenciou a Comunidade em nossas vidas.
Que graça é termos a Comunidade Filhos de Sião em nossa vida! Este é o lugar certo para nós.
Mas afinal, o que é Sião?
Na Bíblia, Sião é um lugar real, com localização geográfica. No entanto, a palavra “Sião” tem origem em línguas antigas. A forma original é Tzion, que foi se transformando até se tornar “Sião” em português.
Na Sagrada Escritura, Deus se refere a Sião como povo eleito, amado e escolhido. Sião era uma fortaleza, um local estratégico que não podia ser facilmente dominado por outros povos.
Davi conquistou a Fortaleza de Sião porque Deus já havia designado que ela lhe pertenceria, pois o Messias viria da sua descendência. Era uma determinação divina. Após Davi, seu filho Salomão construiu o grande templo totalmente dedicado a Deus. Essa construção está narrada no Antigo Testamento, e Salomão queria oferecer o melhor a Deus.
Assim como Salomão, somos chamados a construir o Templo do Senhor com o nosso melhor
Sião, que antes significava fortaleza, passou a ser reconhecido como a cidade de Deus, a Jerusalém celeste.
Os Filhos de Sião são esse povo de Deus, que vive sob o olhar e a proteção d’Ele. A primeira vez que o nome “Sião” é citado na Bíblia está em 2 Samuel, capítulo 5. E esse nome atravessa toda a Escritura, chegando até o Apocalipse, que nos revela Sião como a Jerusalém celeste.
Hoje, nós somos esse monte, essa fortaleza de Sião, cercados pelo cuidado e carinho de Deus, para que nenhum exército inimigo possa nos invadir. A alma dos Filhos de Sião é protegida!
Nós temos um nome completo: Comunidade Católica Missionária Mariana Filhos de Sião.
Nossa fundadora apresentou cinco nomes diferentes: REFLEXO DA TRINDADE, TEOTOKOS, FILHOS DE ISRAEL, SHEIKNAY, SHEMA ISRAEL E RUHAMA, mas sempre com a forte preocupação de obedecer à Igreja a escolhe, o discernimento viria do Monsenhor Waldir. Após rezar e discernir, Monsenhor Waldir nos batizou com esse nome. Quem escolheu esse nome foi o nosso saudoso Monsenhor Waldir Lopes de Castro. Por inspiração do Espírito Santo, ele nos chamou de Filhos de Sião. Monsenhor Waldir reuniu a Comunidade e nos deu uma formação sobre o significado do nosso nome.
Houve grande alegria! Receber um nome dado pela Igreja é uma bênção. Somos felizes, pois a Igreja nos chama de Filhos de Sião.
De forma mais detalhada nosso nome para que você possa crescer no amor e fidelidade a esta comunidade:
-
Comunidade: um agrupamento de pessoas que partilham a mesma forma de viver, de enxergar a vida, de tomar decisões, e de se relacionar com Deus. O que nos une é o nosso carisma.
-
Católica: professamos a fé da Igreja. Estamos atentos àquilo que a Igreja nos orienta e jamais nos desviaremos dela.
-
Missionária: cada um de nós é missionário. Temos a missão de amar o Amor que não é amado. Onde estivermos, somos enviados.
-
Mariana: Nossa Senhora sempre esteve presente na nossa história e sempre estará. Ela é nosso modelo de fidelidade e de vivência como Filhos de Sião. Intercede por nós constantemente.
-
Filhos de Sião: é quem somos. O povo amado, eleito, protegido e enviado por Deus.
Conduzidos por Zacarias 9, 9 – Está é a ordem que o senhor nos dar. Exulta de alegria, fica feliz, fica alegre. Eleito, amado e protegido pela mão de Deus.
Maria Izabella Silva de Sá
Consagrada na Comunidade de Aliança com Promessas Definitivas