Quais são as suas tempestades hoje? Quais são as realidades pelas quais você está hoje atravessando?
Diante da tempestade onde eu estou?
Conduzidos por Marcos 4, 35-41.
No meio dessas tempestades da nossa vida, a pergunta que os apóstolos fizeram para Jesus em algum momento também pode ser a nossa:
Onde está Deus em tudo isso? Onde está o Senhor? Por que o Senhor dorme enquanto estou aqui padecendo e sofrendo essa realidade?
Entendamos uma coisa: Jesus está conosco, embora às vezes não entendemos. Ele não é indiferente à nossa tempestade. Ele se levanta antes que o barco afunde.
Como no Evangelho Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’”. Da mesma forma é com a nossa vida. Ele nos observa, com carinho, cuidado e proteção! Não duvide disto.
A voz do Mestre acalma as nossas agitações, em meio às nossas tempestades precisamos nos socorrer à voz de Deus. Tendemos a perecer porque procuramos muitas vozes a primeira delas é a internet, amigo, vizinho, coach, colega e até mesmo de quem passa na rua. Menos a voz de Deus, que é a capaz de acalmar tudo! Essa voz que torna tudo calmo, deixa tranquilo, pacificar.
Deus tira o ímpeto das coisas e as acalma!
Não tem ninguém que se importa mais conosco do que Deus. Agora, nós quem só nos importamos com Deus quando as coisas estão agitadas e mesmo assim Ele vem em nosso auxilio, em nosso socorro. Mesmo que as tempestades, as ventanias sejam fortes, mesmo que as ondas do mar se joguem sobre o barco da nossa vida, você pode ter certeza que o Senhor não nos abandona!
Precisamos ouvir a voz de Deus para que acalme toda agitação que se acumula dentro de nós!!
É preciso dizer as tempestades da alma e do coração: “Silêncio! Cala-te”. Pois o que tem tornado a nossa vida tão atormentada são todos esses barulhos que gritam, que se agitam e que crescem dentro de nós.
A nossa agitação fica maior porque não buscamos escutar a Deus!
É preciso ouvir a voz de Deus para que toda a ansiedade que causa tanta contrariedade em nós, coloque-se no seu lugar. Que não sejamos movidos pelo desespero, e sim pela fé e na confiança em Jesus, que cuida de nós, Ele está no barco! Confie.
Tempestade do Pecado
Às vezes tudo que nós estamos precisando para acalmar a nossa tempestade é uma de uma boa confissão. O Pecado nos perturba tanto a ponto de não conseguirmos escutarmos a voz Deus. Nossa vida é como esta barca – no caminho da vida existem tempestades e não tem como não ter. Na hora que a vida nos põe a prova: financeira, saúde, problemas familiares, pessoais, vocacionais, comunitários e etc.
Temos duas opções:
- Ficarmos em paz – como Jesus e com Jesus;
- Se desesperar – longe de Jesus
A nossa tendência vai ser sempre o desespero. Que abre a brecha para o medo. Por isso Jesus pergunta aos apóstolos . Por que tendes medo?
O desespero dos apóstolos era tamanho que eles esqueceram de tudo que já tinham visto Jesus realizar, todo o PODER de Jesus! E por causa do medo, eles jogaram a FÉ fora! Quando eu e você tememos as situações da vida, nós jogamos a nossa Fé fora. O desespero toma conta da situação: passamos a olhar para nossas forças, incapacidades, misérias e para o tamanho do problema!!!
Os apóstolos olharam apenas para o tamanho do problema e esqueceram o tamanho de Deus!
Fellipe Rios Osterno
Consagrado na Comunidade de Aliança Filhos de Sião