A palavra Advento significa “tempo que há de vir”. É o tempo que a Igreja vive em um período de quatro semanas e que nos convida a nos preparar para receber Aquele que nos salvou.
É um tempo tão importante, que a Igreja faz com que nos preparemos de forma mais intensa para a vinda de Jesus, fazendo com que Ele permaneça em nossas vidas.
Apesar de muitos viverem de forma “inerte” este tempo, por acharem que é só mais um natal, acabam esquecendo do essencial, que é ter o zelo de se preparar verdadeiramente para receber Jesus, não só de forma física, decorando suas casas, mas sim de forma espiritual, preparando seus corações para a vinda de Salvador.
Como cristãos, não podemos viver este tempo de Advento de forma indiferente. Devemos, pois, olhar para dentro de nós e refletirmos como vivemos o ano que passou, e vermos o que há em nós que precisa de conversão.
Este tempo também é marcado por quatro figuras importantes:
A primeira figura é o profeta Isaías, que viveu em um tempo de exílio. Com isso, levou para o seu povo consolação e esperança, anunciando a sua libertação. Ele disse que viria uma Jerusalém celeste, nos trazendo a esperança da libertação e do perdão dos pecados.
A segunda figura é São João Batista, que se tornou o precursor de Jesus, aquele que nos apontou Jesus, que abriu os caminhos para Ele, que o batizou, e assim iniciando a vida pública de Jesus, que o tornou conhecido a todos nós, e com isso ele nos convida também a anunciar o evangelho de Cristo, a torná-lo conhecido a todas as nações.
A terceira figura é Nossa Senhora, aquela que disse o primeiro SIM, que soube tão bem acolher os projetos de Deus em sua vida, aquela que gerou Jesus em seu ventre, que foi capaz de renunciar suas próprias vontades, casar-se, ter filhos, para viver somente da vontade de Deus. Com isso, percebemos que Deus não excluiu os planos de Maria, Ele os aperfeiçoou, pois Ele conhecia seu coração. Então, permitiu que ela se casasse e tivesse uma maternidade única, que a tornou Mãe de todos nós, de forma magnífica. Ela vem nos ensinar a dizer SIM e a confiar nos planos de Deus para a nossa vida.
A quarta figura é São José, o castíssimo esposo de Maria, um homem justo e humilde, que através do seu SIM, acolheu uma missão grandiosíssima de ser pai do menino Jesus, e assim se cumprindo a promessa messiânica do filho de Davi, que vem nos ensinar sobre a humildade e a resignação.
Com isso, percebemos a importância de dizer SIM para a vontade de Deus em nossas vidas, que não devemos temer e sim confiarmos, que grandes obras o Senhor quer fazer em nossas vidas. Precisamos ter a coragem de renunciar assim como Maria e São José, as nossas vontades, para recebermos o melhor de Deus.
O Tempo de Advento é tempo de anunciar a vinda de Jesus, que veio, que vem e que sempre virá para nos salvar, pois Jesus continua de braços abertos para nos receber e devemos nós também estar vigilantes e preparados para recebê-lo.
Que a nossa vida de oração seja vivida de forma profunda e que não deixemos as superficialidades deste mundo desviarem o nosso olhar do essencial que é Jesus, que é o mais importante, que é a nossa maior riqueza.
Alessandra Safira Capistrano
Discípula Maior I da Comunidade de Aliança Filhos de Sião