Formação

Assim como Maria precisamos ser discípulos por meio da oração

Somos como Marta ou como Maria?

Alguns de nós somos como Marta, queremos amar a Jesus fazendo muitas coisas para Ele, o que não é errado. No entanto, quando Jesus fala que Maria escolheu a melhor parte, e que esta não lhe será tirada, Ele não estava diminuindo o trabalho de Marta, mas apenas lembrando a Marta que o essencial não estava em fazer coisas, e sim em estar com Ele.

Podemos considerar que Maria queria “perder tempo” com Jesus, estar na presença do Senhor – sem nunca perder essa oportunidade –, ouvindo Seus ensinamentos, aprofundando-se no conhecimento de Jesus… Enquanto Marta sempre preocupada em servir a Jesus e, por isso, acabou perdendo o essencial: estar na presença do Senhor.

O apostolado na Comunidade

Desde cedo, aprendemos na Comunidade que antes de exercemos nossos apostolados, precisamos primeiro estar na presença de Cristo, pois entendemos que mais importante do que servir é rezar, afinal, o fazer é consequência do ser.

Assim, o barulho desse mundo nos tira, muitas vezes, da presença de Deus, e nos impede de ouvir a Sua voz – em meio as nossas ocupações, não conseguimos pararmos para ouvi-Lo. Por essa razão, o Senhor nos permite passarmos por dificuldades, para que nos aproximemos d’Ele. Quando estamos com Ele, não caminhamos sozinhos e não nos sentimos abandonados.

Discípulos como Maria através da oração

Dessa maneira, o que Jesus quer nos ensinar nesta partilha é que, como Maria, precisamos ser

 

 

 

discípulos por meio da oração. E ‘ser discípulo’ significa percorrer um caminho, seguir alguém, seus passos e, aprender seus ensinamentos. Nós precisamos ser discípulos a vida toda – sermos sempre guiados por Jesus. Somente Ele conhece o caminho, e sozinhos não conseguimos agir da forma certa.

Logo, a identidade primeira de um discípulo é a oração diária, a busca constante para estar com Jesus. A segunda característica dessa identidade é a conversão, que é ajustar o nosso coração ao de Deus. É necessário reconhecermos as nossas atitudes erradas, aquelas que não condizem com os Seus ensinamentos.

Só permanece até o fim aquele que busca estar na presença de Jesus, que vai ao Seu encontro. Consequentemente, a missão e o serviço do discípulo só darão frutos quando ele estiver com Jesus, nos bons e nos maus momentos da sua vida!

 

Julineide Mendes
Consagrada da Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?