Nossos baluartes nos inspiram a intimidade com Deus, a radicalidade da conversão, o repúdio ao pecado, o amor à Santa mãe Igreja, aos pobres e necessitados e a Palavra de Deus.
Intimidade com Deus
Camilo mantinha um quartinho no hospital para oração um dia Camilo encontrou o quartinho, no local onde ficava seu oratório todo revirado. O altarzinho desfeito e ali o crucifixo no chão. Superando o choque levou o crucifixo para o seu quarto. Perseguido e criticado, Camilo entrou em crise e rezou.
Por que tantas dificuldades, tantos problemas?
Protestava ajoelhado diante do crucifixo. Tu não me ajuda, faz-me conhecer a tua vontade, Senhor, e ajuda-me a realizá-la. O crucifixo lhe respondeu: Jesus desprendendo os braços da cruz, inclinou-se para ele e lhe disse. Por que você se tortura Camilo? Não seja fraco, não se entregue, continue a lutar e a perseverar.
Continua fazendo que conseguirás, o que estás fazendo não depende de você, mas é obra minha. Esta resposta de Jesus reacendeu o coração de Camilo.
Radicalidade da Conversão
Camilo chegou ao fundo do poço. Ao converter-se bradou: Ai!!!! pobre e infeliz de mim. Que grande cegueira foi a minha por não ter conhecido antes o meu Deus! Por que não de dediquei toda a minha vida a seu serviço?
Perdoai Senhor, perdoai, este grande pecador! Me dá pelo menos tempo para fazer penitência e para arrancar de meus olhos tantas lágrimas.
“Difícil não é a conversão de vida, difícil é a conversão à vontade de Deus.”
Repúdio ao Pecado
Repetindo essas e outras palavras semelhantes, não se cansava de bater no peito com violentos socos, sem se atrever a levantar os olhos para o céu, tamanha era a vergonha e a confusão que sentia. No dia de sua conversão exclamou: Basta de mundo! Basta de mundo!!
O amor a Santa Mãe Igreja
Quando mergulha na profundeza do amor de Deus compreende quanto tempo perdeu, e agora abrasado por esse amor não mais pelo jogo decide também arriscar tudo até a própria vida, só que com uma diferença. Enetende que Deus é tudo, e que a vida tem sentido se for de dicada a salvar almas, a unica coisa realmente importante, que não se pode perder de jeito nenhum.
Entendendo essa verdade começa agora uma corrida contra o tempo para recuperar o perdido. Tornou-se padre para melhor servir ao irmão.
O Amor aos Pobres
É o Espírito Santo que leva Camilo após sua conversão aos doentes. Lembramos que ele em sua primeira passagem pelo hospital antes de sua conversão, enfermo e enfermeiro foi expulso como incapaz. Prova que a caridade de Camilo é obra do Espírito Santo.
Costumava dizer que os hospitais eram minas de ouro e de pedras preciosas onde ele e seus religiosos podiam tornar-se ricos para a eternidade.
Quando chegava ao hospital todos se alegravam, até os cegos percebiam sua presença. A presença de camilo metia medo até ao demônio.
O Amor a Palavra de Deus
A alma de Camilo sentia mais prazer e força na leitura espiritual do que seu corpo no alimento material.
Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora e Moderadora Geral da Comunidade Filhos de Sião