Formação

Cenáculo Celebrativo – São Camilo de Léllis

“Cuide dos doentes com o mesmo amor com que a mãe ama seu filho único e conforme o Espírito Santo no inspirar. Os doentes nos revelam o rosto de Deus”. São Camilo de Léllis

Vocês são os Filhos de Sião, a porção escolhida de Deus para louvar e adorar o amor que não é amado, sou feliz porque sou Sião.

O melhor colo para sentir o amor é o colo de Nossa Senhora

O colo de Maria, no ícone da Virgem de Sião, é o colo que busco para enfrentar as dificuldades da vida. É como um rio de torrente transbordante. Nele sou amamentado, carregado ao colo e acariciado sobre os joelhos.

Um Deus apaixonado busca a mim e a ti. Um Deus apaixonado que ama como mãe, porque Ele é amor. Repousar no colo materno de Maria é vontade de Deus para nós. Corramos ao colo de Nossa Senhora, como fez São Camilo.

“Os santos são os verdadeiros portadores da luz dentro da história, porque são homens e mulheres de fé, esperança e caridade.” — Papa Bento XVI.

Quem ama a Deus, senta no colo de Nossa Senhora. No colo de Maria, São Camilo aprendeu a amar a Deus.

O mundo, a carne e o demônio são três forças que nos impedem de experimentar o amor materno de Deus. A carne range, o mundo reina. É necessário passar a nossa vontade pelo crivo da vontade de Deus. O mundo nos seduz — Judas foi seduzido pelo dinheiro, e eu posso ser seduzido por qualquer coisa mundana. O demônio se aproveita da nossa carne e do mundo, e assim nos conduz à queda.

Os pecados capitais — gula, luxúria, preguiça, avareza, soberba, ira e inveja — nos impedem de alcançar o colo de Deus.

Próximos de Deus, vamos sendo curados. Deus vai purificando nossa mente, nossa história e nossa vida. Sou pobre, porque só Deus é rico. Sou pecador, porque sou salvo por Jesus. O seguro do pobre é uma Ave-Maria. Nosso lugar é o Céu — é lá que vamos morar.
No colo de Nossa Senhora, vamos desfrutar a beleza do Céu.

“Queima aqui, Senhor, para que eu não queime na eternidade.”
Essa expressão religiosa busca a purificação espiritual pela intervenção divina, evitando o sofrimento eterno.

O dever dos filhos de Sião é cuidar dos enfermos e daqueles que estão doentes pelo pecado. Preciso do colo de Deus para servir aos enfermos e aos necessitados.

“A ternura de Deus não nos ama com palavras; aproxima-se de nós e, estando perto, dá-nos o seu amor com toda a ternura possível…”
— Carta Encíclica Dilexit Nos

São Camilo é grande, serafim de amor, porque diariamente se dirigia ao coração de Cristo, ao lado aberto. É urgente ter oração pessoal.
Nas chagas do crucifixo, encontro sempre graça e misericórdia.
São Camilo nos ensina a ternura de Deus.

Deixamos tudo nas mãos de Deus e corremos para o colo de Nossa Senhora.

Eu sou a miséria ambulante, e Tu, Senhor, a misericórdia atuante.

Padre Francisco Maria Menezes
Camiliano

Conheça nossos autores