Formação

Enchei-vos do Espírito Santo 2024 – Rogai por nós Santa Mãe de Deus

“Rogai por nós Santa Mãe de Deus”: uma jaculatória, um presente que a nossa Santa Mãe Igreja nos deu.

Comumente rezada ao final da Salve Rainha e nas ladainhas, essa antífona ao mesmo tempo que implora para nós o indispensável auxílio de Maria Santíssima, também nos recorda a Sua maternidade divina.

Pedimos que Ela interceda por nós, Ela que é a mãe de Deus! Nossa Senhora é a mãe de Deus, por obra e graça dEle também é a nossa mãe!

Duas mulheres, dois caminhos

No princípio havia uma mulher, que estava noiva e foi visitada por um anjo. O antigo anjo de luz visitou a virgem – ela era Eva. Tempos depois, surgiu uma outra mulher. Também virgem, noiva e visitada por outro anjo: Ela é Maria. Assim, Nossa Senhora vai fazer o caminho que Eva fez de forma contrária.

Não tenhamos dúvida do poder da intercessão de Nossa Senhora. Se nós dizemos: “Rogai por nós Santa Mãe de Deus”, é prova de que confiamos na súplica de Maria ao Pai.

Ela, por sua maternidade divina, alcança os limites da divindade – porque é mãe de Deus. Sem dúvida alguma é a criatura que tem mais afinidade com Deus, por isso sempre podemos nos dirigir a ela dizendo: Rogai por nós Santa Mãe de Deus!

Santa Mãe de Deus

Dessa forma, Santa Maria Mãe de Deus é o título mais importante de Nossa Senhora. Entre tantos, mas o mais importante é isso: ser a Mãe de Deus. Assim, Maria por ser a que mais tem afinidade com Deus, Ela é a porta pela qual nós podemos chegar ao Pai. Porta segura, afinal, quem vai por Nossa Senhora não erra o caminho, quem a tem como modelo não erra o caminho.

Quem vai por Nossa Senhora não erra o caminho.

Este dogma Santa Mãe de Deus é alicerce no qual se levanta o edifício grandioso de Nossa Senhora. Todo o esplendor de Maria existe porquê Ela é mãe de Deus. A importancia não é Ela mesma, mas Deus. E por ser mãe dEle, se constrói um grande edifício mariano.

Mistério de fé

Ser mãe de Deus é viver os maiores mistérios da fé. Vejamos: uma mulher, descendente de Adão, tal como nós, é tornada mãe de Deus. Mistério sublime, que deixa atônita qualquer inteligência angélica ou humana.

Como uma mulher descendente de Adão poder ser a mãe de Deus? Tudo é possível para o nosso Deus! Ele quis assim, e assim aconteceu. É, portanto, uma invocação à altura, e muitíssimo bem proporcionada, pois em Nossa Senhora achamos com o título que melhor define a sua grandeza.

Diante disso, Jesus nos ensina a dizer que Ela é também a nossa mãe. Nós não somos orfãos e nada nos faltará! Logo, agarremo-nos à nossa Mãe.

O pedido que fazemos a Ela é esse: “Rogai por nós Santa Mãe de Deus”. Aqui está o mistério: “Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo”, muito mais do que qualquer outra coisa é, pedimos para sermos dignos das promessas de Jesus.

Intercede por nós pelas promessas de Cristo

Essa santa mulher não para de interceder, de bradar aos céus por mim e por você! Seu clamor é para que sejamos dignos das promessas de Deus.

Só quem foi digna das promessas de Deus pode clamar aos céus para que nós também sejamos dignos daquilo que Ele prometeu.

Rezando esta jaculatória nós pedimos que Nossa Senhora mude nossa vida de ‘degredados filhos de Eva’ para dignos das promessas de Cristo. Nós fomos expulsos do Paraíso, podemos pedir à Nossa Mãe com convicção que rogue por nós para que sejamos dignos de Jesus, pois Ela fez o caminho de volta no lugar de Eva.

Seguros em sua mão, vamos junto de Maria fazer o caminho contrário de Eva. A maior intercessão de Nossa Senhora é para que sejamos herdeiros de Cristo!

Já percebeu que o nome Eva é “Ave” ao contrário? Os filhos de Eva continuam pecando – são degredados, exilados… Por isso que nós precisamos da amizade com Nossa Senhora para podermos fazer este caminho que Ela fez “ao contrário”. Dessa maneira, sairemos da condição de pecado para herdeiros de Deus.

Precisamos de Maria

A humanidade precisa de Nossa Senhora, visto que até Jesus precisou do seu ventre para vir a este mundo. É preciso entender que nós, nesta vida, trilhamos um árduo caminho para a pátria futura.

De fato, o caminho é árduo: deixar tudo que o mundo oferece; perdoar em todas as situações na vida; entre outras coisas… Trata-se de trilhar um caminho árduo, mas decisivo para nós.

As promessas de Cristo para os Seus estão escritas no livro de São Mateus 5: são as bem-aventuranças.

É tudo o que Cristo tem para nós: bem-aventurados os pobres porquê terão os céus; os mansos possuirão a terra; quem tem fome e sede de justiça serão saciados; os corações puros verão a Deus; os perseguidos por causa de Jesus herdarão o Reino de Céus. Felizes serão aqueles que forem perseguidos, e ouvirem as coisas contra eles, porque deles é o Reino dos céus.

A maior felicidade está em possuir a Deus nesta vida e, no fim de tudo, o reino eterno. Se trilharmos esse caminho que Nossa Senhora trilhou,  diferente de Eva, nós vamos ouvir de Jesus: Vinde, benditos de meu Pai.

Olhemos para a nova Eva que nos espera lá em cima para nos dar um grande abraço.

Salve Maria Rainha

A Salve Rainha nasceu de Hermano Contracto. Ele nasceu muito pobre, com paralisia cerebral e espinha bífida, foi parar nos braços de Deus, junto aos monges Beneditinos. Neste meio, ele se tornou um gênio! Desenvolveu conhecimentos geográficos, litúrgicos, musicais e uma paixão profunda por Nossa Senhora. Ele foi a primeira pessoa a chamar Nossa Senhora de Rainha, deu este título a Ela. Na dinastia de Davi,quando um rei era coroado, a rainha não era sua esposa, mas a sua mãe. Por essa razão, sendo Jesus o Rei, Hermano chama Maria de Rainha.

No final da vida, agora monge Hermano, ficou cego e, em homenagem a mulher que ele amava, escreveu a Salve Rainha. Era um homem feliz, amante da liturgia, e deixou um legado para reis e príncipes sobre a moral; contribuindo com a música, aa artes e a geografia. Tudo isso porque ele se confiou à Rainha, Nossa Mãe e Senhora.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora, Consagrada na Comunidade de Vida com Promessas Definitivas

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?