Formação

Eu te conheço pelo nome

As coisas perdem o valor muito rápido! Tudo tem passado muito rápido! Conduzidos por Êxodo 33, 17, vamos conferir a resposta à oração de Moisés.

O texto apresenta que Deus se revelou para Moisés – e hoje se revela a nós: “O que pedes, replicou o Senhor, o farei, porque tens todo o meu favor, e te conheço pelo nome” (cf. Ex 33, 17).

Conhecidos e únicos

O que o Senhor quer é nos revelar o seu amor. Ele está dizendo para nós: Eu te conheço, e te conheço pelo nome! O som mais belo que o ser humano pode ouvir é o som do seu nome. Na Bíblia, os nomes designam que somos únicos, é como se Deus estivesse dizendo isso para nós. O nome se refere à pessoalidade de alguém, o ser único da pessoa.

Ao chamar pelo nome, isso quer dizer que eu o conheço. Quando nos interessamos por alguém, a primeira coisa que perguntamos é o nome! E perguntar o nome é o primeiro passo para ter intimidade com uma pessoa. Quando Deus diz para nós que nos conhece pelo nome, Ele está nos dizendo que sabe quem nós somos.

Dentre os profetas, em Isaías 43, 1, Deus nos chama pelo nome e diz: “Tu és meu!”. Quando o Senhor nos chama assim, significa também que somos dEle, que pertencemos a Ele. Nós somos de Deus! Criaturas de Deus, e nada pode ter mais influência na nossa vida do que aquilo que Deus pensa de nós.

Desse modo, a nossa identidade primeira, mais importante – e que não podemos esquecer nunca – é que somos imagem e semelhança de Deus. Antes de ser filhos dos nossos pais, somos filhos de Deus! É isso que nos define por primeiro. E Ele nunca deixa de nos chamar pelo nome.

Assumir o amor e o chamado de Deus

Muito mais que os familiares, amigos e colegas, Deus nos conhece! Não se limita, Ele vê além. E por isso mesmo acredita em nós, sabendo que podemos melhorar e ir além. Por nos chamar pelo nome, Ele nos convida a assumir esse amor, esse chamado.

Ainda que continuemos insistindo em rodar o mundo inteiro, e fazer tudo o quisermos porquê “somos livres”, só vamos sossegar quando estivermos na vontade divina.

De todas as escolhas e decisões que fizermos na vida, nenhuma é mais acertada do que fazer a vontade de Deus. Nenhuma nos traz mais paz do que a vontade dEle.

Portanto, não tenha medo do que Deus quer para a sua vida. Ele nos conhece e nos ama! Sabe o tamanho do nosso vazio – e uma hora ou outra, vamos entender que só preenche esse vazio Aquele que ama perfeitamente.

Você está convidado!

Então, o convite da Comunidade Filhos de Sião para nós hoje é para fazer parte de um grande banquete – Deus chama a recomeçar de onde você parou. Ele não nos chamou por outro motivo, o Senhor quer algo de nós.

O convite divino é para algo maior do que nós mesmos… E para isso é preciso entrar no banquete. Entrar e tomar posse daquilo do que é para nós! Ele quer que tomemos a decisão de entrar no banquete e, junto dEle, permanecer.

 

Julineide Mendes
Consagrada na Comunidade de Aliança com Promessas Definitivas

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?