Formação

O sepulcro está vazio

Dos quatro evangelistas, Mateus (no capítulo 28, 1-6) é o que mais dá detalhes do que aconteceu naquela manhã do primeiro dia da semana, e que coloca as mulheres como as primeiras testemunhas oculares da ressurreição de Jesus.

Por que será que Jesus aparece em primeiro lugar as mulheres e não aos seus apóstolos? Já que as mulheres naquela época eram tão marginalizadas e vistas com menos créditos do que os homens? Penso que Jesus quer nos mostrar que nenhum de nós está excluído de testemunhar e anunciar Cristo ao mundo! Qualquer pessoa por mais insignificante que se sinta é importante e essencial para Jesus!

Quero destacar aqui quatro frases desse maravilhoso evangelho que irá nos ajudar a refletir o que tudo isso diz a nós hoje, e o que tem haver com nossa vida o episódio do sepulcro vazio, da ressurreição de Cristo:

  • “Elas vieram ver”
  • “Não temais”
  • “Depressa ide dizer”
  • “Elas comovidas e com grande alegria correram”

 

A primeira frase “elas vieram ver” nos mostra que independente de qualquer situação que estejamos passando, é preciso sempre ir ao encontro de Jesus. É preciso buscar Jesus, sair de si e ir ao encontro Dele sempre e em todas as circunstâncias. Convencer-se de que precisamos olhar para Ele, busca-lo, persegui-lo, e só descansar quando vê-lo!!

O anjo diz para aquelas mulheres que procuravam encontra-Lo: “Não temais”, porque Ele venceu, Ele está vivo, Ele é ressuscitado. Nada pode nos causar mais medo, o que era velho passou, eis que tudo se faz novo. Aquele anjo estava dizendo para aquelas mulheres e para nós hoje que quando buscarmos Jesus e crermos Nele não precisamos mais temer coisa alguma!

depois o anjo fala àquelas mulheres, “ide depressa dizer” que Ele ressuscitou, não está morto, mas vivo e vencedor. É missão nossa, quando experimentamos desse amor que venceu a morte, anunciar a todos, e “depressa”. O anjo usa a expressão depressa para acordar aquelas mulheres e a todos nós que não podemos mais perder tempo com o que passou…

imediatamente elas” correram comovidas e com grande alegria” para anunciar. Quem corre tem pressa, e quem tem pressa não quer perder tempo. A partir daquele momento elas não perderam mais tempo com nada que não fosse anunciar que Cristo vivo está!!

Mas o que tudo isso tem haver com minha vida, com a nossa vida mesmo? O que a ressurreição de Cristo tem a nos comunicar então?

Bem, o sepulcro vazio vem nos recordar que Cristo falou a verdade, Ele é o caminho, a verdade e a vida; e que a nossa pregação e a nossa fé Nele não é vã! Pois São Paulo nos diz em sua primeira carta aos Coríntios 15, 14 que “se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento é a nossa fé”. Então meus irmãos, podemos ter esperança. A morte não teve a última palavra. O pecado não tem a última palavra, os vícios não têm a última palavra, o mal não tem a última palavra…

A palavra de Deus, o desígnio de Deus se cumpriu em Cristo Jesus.

Por causa do sepulcro vazio eu posso também viver a verdadeira vida que Deus sonhou pra mim.

Chega de me submeter a esse mundo. Se eu creio que Cristo ressuscitou preciso a partir de agora viver uma vida digna. Digna do chamado que Deus me fez a vida (Efésios 4). Minha vida é preciosa aos olhos de Deus, Ele vive e eu preciso viver uma vida a altura desse chamado. Ele me chama com sua ressurreição a uma vida Nova na pessoa Dele. (Colossenses 3,1).

 

Julineide Mendes
Consagrada na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?