Formação

Retiro Vocacional – Os Baluartes do Carisma Filhos de Sião

O melhor tempo de nossas vidas é quando temos opções… É quando nós podemos colocar em algo a nossa segurança, e sonhar o homem, e a mulher, que nós queremos ser, e que o Senhor deseja que sejamos.

Onde estamos colocando nossas vidas?

Nós, Filhos de Sião, estamos colocando nossas vidas num Carisma específico, aprovado pela Igreja local de Sobral-CE. Tal Carisma é algo que nos dá um estilo próprio de ser – características, gestos… Nós não o possuímos, nós somos o Carisma na Igreja e no mundo, aonde quer que o Senhor nos leve. E é ele um dom de Deus, devendo nós dispormos dessa graça!

Dessa forma, “o Carisma encontra em cada um dos membros da Comunidade uma parte dele mesmo. Não sendo ele um acessório, ou um peso… O Carisma será algo que completa aquilo que falta em cada um dos Filhos de Sião”. Logo, o Carisma tem para nós aquilo que nos é necessário, longe dos excessos, dos vícios, dos ‘achismos’, da sabedoria humana – que nos torna arrogantes. A partir do Carisma temos um novo jeito de viver, fazendo-nos semelhantes a Cristo em Sua maneira de amar a todos. O Carisma nos renova!

Afinal, sabemos a razão pela qual estamos aqui? Porque Cristo quer que nós possamos ir onde Ele mesmo deve ir.

Os Baluartes da Vocação Filhos de Sião

No percurso para compreendermos onde o Senhor deve ir, e onde Ele quer que cheguemos, temos modelos que já atingiram a meta para nos auxiliarem. Portanto, os baluarte significa “pessoa ou lugar que oferece apoio no perigo”. Não se trata de santos de devoção, pois foram presentes ofertados à Comunidade pelo próprio Espírito Santo, mas são santos capazes de sustentar e apoiar toda a Comunidade nos momentos de perigo, intercedendo pelas necessidades da Obra, conduzindo à intimidade com o Senhor, além da santidade e da fidelidade no caminho. Os baluartes são, para nós, mestres da vida espiritual.

Eles também nos ensinam a nos relacionar com a Igreja, a servirmos com amor, comunhão e obediência. Bem como, espiritualidade, Eucaristia e demais Sacramentos, intimidade com o Senhor e Nossa Senhora. Conhecendo e mergulhando em suas obras, conseguiremos corresponder ao Carisma Filhos de Sião. A falta do aprofundamento nas vidas desses santos, empobrece-nos em muitas dimensões, visto que eles fazem com que o Carisma se torne pleno em nós… É necessário descobrir o coração, sem medo de entrar no novo de Deus!

O que os baluartes nos inspiram?

Conforme os Estatutos, cada baluarte inspira à Comunidade algo de particular, de acordo com suas experiências de vida, a saber:

  • São Francisco de Assis: o Carisma – estar disposto a chorar as dores do Senhor, anunciando que o Amor não é amado.
  • Santa Teresinha: a Pobreza – ser pobre se trata de renunciar a própria vontade para abraçar os planos de Deus.
  • São Camilo de Léllis: a Vida Missionária – estar em prontidão no apostolado, no anúncio do Evangelho.

Além disso, dentre os ensinamentos dos baluartes, temos: a conversão diária na ‘radicalidade’, e ser radical quer dizer decidir-se diariamente por Deus – na oração pessoal, no santo terço, na Eucaristia diária, nos encontros de ministério, grupos, células… É no bom trato com os nossos. Ser radical é viver bem o hoje! No cotidiano, diariamente. Dessa maneira, nossas vidas gerarão frutos, contando com a ajuda dos irmãos. Ainda, também nos motivam no repúdio ao pecado – fugindo das ocasiões que conduzem ao afastamento do Senhor –, no Amor à Igreja, e aos pobres (tanto material, quanto espiritualmente), e na intimidade com o Senhor e com Sua Palavra.

 

Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?