Formação

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo” Atos 2, 4

Hoje é celebrada solenidade de Pentecostes, que comemoramos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, cinquenta dias após a ressureição de Jesus Cristo. 

 

Uma das solenidades mais perfeitas da Igreja acontece 50 dias após a ressurreição de Jesus: Pentecostes. Um dia de grande importância para a nossa fé. 

É o mandamento de Jesus: “Ide para Jerusalém. Ide para lá que Eu enviarei o Paráclito sobre cada um de vocês”.

O Divino Espírito Santo nos governa, nos alimenta e nos concede a graça do Alto: a fortaleza de Deus. No cenáculo, todos reunidos “partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes”. Falaram a língua universal: o Espírito Santo. Ele desceu sobre os apóstolos, com a intercessão de Maria no cenáculo.

A Virgem Santíssima, que já havia recebido o Espírito Santo na encarnação do Verbo, mais uma vez, estando em Jerusalém, no cenáculo, atraía o Espírito Santo para aquele lugar.

A Igreja nasce pela ação salvífica do Espírito Santo

Assim, Deus soprou nos Apóstolos os dons do Espírito Santo para o nascimento e continuidade de sua Igreja. Nós recebemos o Espírito Santo, que Deus prometeu aos Apóstolos: “Não vos deixareis órfãos! Partirei, mas os enviarei o Espírito Santo”.

O Espírito Santo permanece nos filhos que buscam a Jesus, guiando-os, iluminando-os! Concede a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e temor de Deus. O Espírito Santo nos livra do pecado e nos torna seres alegres! É força nas nossas tristezas e nos revela o Paráclito!

O Espírito Santo tira de nós os nossos medos! Nos fortalece nas nossas decepções! Tira as nossas ansiedades! Tira de nós o desejo de morte e de vingança! Nos purifica, nos restaura e alimenta a nossa esperança! Nos consolando, preenche os vazios de nossos corações nos ensinando a amar.

Ele é a obra salvífica de Deus Pai!

Ele é a força do Alto que Deus, o Pai, em Jesus, nos prometeu! Vem, Espírito Santo, transforma nossos corações e nos faz testemunhas vivas do amor de Deus.

 

Padre Célio Roberto Rios 
Homilia pela ocasião de Domingo de Pentecostes 

 

Reze conosco o Veni Creator

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?