Formação

Vem Nessa Onda 2023 – Necessário vos é nascer de novo

Meditando a partir do Evangelho de São João 3, 1-11, o que mais te chama a atenção nessa “cena” entre Jesus e Nicodemos? 

A percepção de Nicodemos

O entendimento que a postura de Nicodemos nos dá, diante do poder que Cristo tinha, demonstra que ele reconhecia que havia “algo a mais” em Jesus. E esse poder é o Espírito Santo.

Dessa forma, Nicodemos tinha um desejo no coração, muito parecido conosco, a ponto de ficar tão admirado com o poder de Cristo, que declarou Jesus como Rabi; que Ele era capaz de fazer milagres e; a Sua profunda amizade com Deus.

Na verdade, ele se admirou não dos milagres, mas daquilo que Jesus tinha, e ele não.

Afinal, o que existe em Jesus que atraiu Nicodemos? O seu coração, assim como o daquele doutor da Lei, grita de saudade e desejo de Deus. Por isso, sendo Nicodemos já velho, e vendo um poder que ele não tinha, acabou se deparando com a necessidade de mudança – “necessário vos é nascer de novo” (cf. Jo 3, 7).

Esse poder de Jesus não vinha de outra pessoa senão de Deus. Logo, o que nós fazemos, o testemunho que damos também não vêm de nós mesmos, mas do próprio Deus.

Por vezes, não compreendemos de primeira, e o Senhor lança uma resposta muito peculiar para Nicodemos poder refletir. No entanto, ele compreendeu de forma muito humana… Apesar disso, Jesus já entendeu que aquele homem tinha sede, e não o rejeitou pela sua incompreensão.

Nascer para amar

“Como, se já sou velho?”, questionou Nicodemos quando achou que precisaria voltar ao ventre da mãe.

E você? Muitos corações trazem uma certa rejeição por terem nascido, como se houvesse arrependimento pelo próprio nascimento – eles não encontram sentido na sua existência, na sua vida. E pela falta de sentido, por vezes acabam chorando, se fechando. Uma coisa é certa: nascemos e fomos criados para o amor, para amar. Estamos a caminho para a melhora do nosso interior. Com o poder do Espírito isso pode ser curado.

Se você tem “sintomas” de indiferença com as coisas – agindo como alguém que se relaciona com a sua família, com a sua carreira estudantil, de forma “tô nem aí” por ser muito jovem… Embora inconscientemente, essa indiferença é presente e perceptível na sua vida, nas suas atitudes, e na sua revolta.

Quem nasceu do Espírito é espírito

Creia que é possível nascer de novo! Ao retirá-lo do olhar humano e carnal, Jesus explica a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito” (cf. Jo 3, 5-6). O convite é também para você: nasce de novo para uma vida nova, no Espírito!

É como se o Senhor te dissesse: O que eu tenho para ti é melhor do que aquilo que tu tens para ti mesmo.

Perceba que você já é nascido na carne: tem corpo, carne, ossos, músculos… Também é nascido nesta vida – se alimentando, dormindo, estudando, trabalhando, tendo sonhos para o futuro. Essa é a vida humana, na carne. Não estamos nos referindo ao pecado, mas à vida do homem. Se isso não fazemos, acabamos por perecer.

Amábilie Koester

E o que falta? Nós temos o costume de nos acostumar… A vida vai passando dia a dia, e como dizia o Beato Carlo Acutis – os homens se preocupam tanto com a beleza do corpo e não se preocupam com a beleza da alma. É o Espirito Santo que dá a beleza da alma. Por vezes, nós nos preocupamos apenas com a beleza exterior do vaso, e Jesus nos exorta: sepulcros caiados! (cf. Mt 23, 27).

Há quanto tempo estamos nesse mundo, preocupados com tantas coisas, passando por “vários amores”, a ponto de pensarmos que não seria possível mudar, e viver do Espírito.

Uma vida nova para você

Dessa maneira nascemos para a vida nova: algo muda o nosso modo de amar nossas famílias, de evangelizar… E ainda é necessário mais, visto que o Espírito sopra onde quer. E a liberdade no Espírito é o que o Senhor quer nos dar, independente de onde estamos. Essa vida no Espírito é para mim e para você!

Bata no peito e diga: “Essa vida no Espírito é para mim!” Doeu? Saiba que o mundo bate mais forte, e dói bem mais!

Essa vida no Espírito é para que você sirva para alguma coisa! Diante disso, Santo Irineu dizia que se não rezarmos, o mundo não precisará de nós – pois o mundo não carece de almas vazias, ele já está cheio de pessoas assim!

Logo, o mundo – a humanidade – espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus (cf. Rm 8, 19). As pessoas não precisam de conteúdos, elas já estão saturadas. As pessoas precisam, na verdade, de testemunho!

Sabe como você fica quando não está nessa vida no Espírito? Sem graça, “sem sal”. Será que Deus vai vomitar você? Em meio essa vida sem graça, meio morna… É preciso um clique, um choque do Ressuscitado! Também o outro extremo é necessário ser considerado: o exagero ninguém aguenta! Tenha equilíbrio, pois Deus quer te dar uma vida de verdade! A ponto de você se tornar alimento para o mundo.

 

Amábilie Tereza Koester
Consagrada na Comunidade de Vida Shalom

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?