Formação

Vida de Oração

Conduzidos pela passagem de Lucas 18, 9-14.

Vida de Oração – Vida é o nosso cotidiano, o nosso todo dia; oração é orar e agir. Então, chegamos a uma conclusão: A ORAÇÃO ME AJUDA A AGIR NO DIA A DIA.

Mas quer dizer que eu vou passar o dia todo rezando?

Antes da gente responder a este questionamento, quero perguntar para vocês o que é oração? A oração vai além das fórmulas que nós já conhecemos, é um relacionamento com Deus, assim como você se relaciona com seus pais, amigos, esposo/esposa, namorado/namorada etc.

É UM RELACIONAMENTO DIÁRIO COM DEUS! Voltando a pergunta anterior. Mas quer dizer que eu vou passar o dia todo rezando?

Não necessariamente, mas vamos ter que, na correria do nosso dia a dia, escolher um tempo para estreitar os laços com Deus, para estar com ELE, simplesmente estar… E nesse cotidiano, a amizade vai fluindo e ficando cada vez mais íntima a ponto de que no seu dia a dia você passa a fazer perguntas a Deus. Faço isso ou aquilo, como proceder aqui, como resolver isso… Vai se tornando algo natural. Mas para que isso tudo aconteça eu preciso de PERSEVERANÇA!

Por isso a importância da Vida de Oração e por isso o nome VIDA DE ORAÇÃO! Porque eu oro/rezo para conseguir agir bem e correto no meu dia a dia.

A VIDA DE ORAÇÃO NADA MAIS É DO QUE COLOCAR A VIDA NAS MÃOS DE DEUS! É COLOCAR DEUS NO CENTRO DE TUDO! É SER AMIGO ÍNTIMO DE DEUS.

QUEM QUER SER AMIGO ÍNTIMO DE DEUS?? ISSO SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DA VIDA DE ORAÇÃO!

É interessante verificar os dois tipos de oração!

O Fariseu nomeia todas as suas observâncias, tudo que ele faz, conforme manda a Lei! Ele não conta nenhuma mentira – ele faz isso mesmo. Só que ele confia absolutamente no poder da sua prática para garantir a salvação. Assim, dispensa a graça de Deus, pois se a Lei é capaz de salvar, não precisamos da graça! E ainda se dá o luxo de desprezar os que não viviam como ele – ou porque não queriam, ou porque não conseguiam! “Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros, nem como esse cobrador de impostos.”

O publicano também não mente quando reza! Longe do altar, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito em sinal de arrependimento e dizia: Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador. E era a verdade mesmo (Deus quer a nossa verdade! Deus é verdade, caminho e vida…) – ele era vigarista, ladrão opressor do seu povo, traidor da sua raça – mas ele tem consciência disso, e não só disso, mas do fato de que, por ele mesmo, é incapaz de mudar a sua situação moral. A sua única esperança é jogar-se diante da misericórdia de Deus. Para o espanto dos seus ouvintes, Jesus afirma que o desprezado publicano voltou para a casa “justificado” por Deus, e não o outro. Pois é Deus que nos torna justos por pura gratuidade, e não em recompensa por termos observado as minúcias duma Lei.

A NOSSA ORAÇÃO PRECISA SER VERDADEIRA! NÃO IMPORTA COMO ESTAMOS… A VERDADE! SE DEUS É O CAMINHO, A VERDADE! E NA VIDA ELE ESPERA DE NÓS VERDADE, RETA INTENÇÃO. (PUBLICANO VERDADEIRO)

A ORAÇÃO PURIFICA NOSSO DESEJO. SOMOS HUMANOS E CHEIOS DE DESEJOS, DESEJOS MAUS E BONS E ELA VEM DIRECIONAR ESSES DESEJOS PARA DEUS.

A ORAÇÃO NOS TIRA DO QUE É VÃO E PASSAGEIRO!!!!

A vida de oração é uma iniciativa de Deus, divina… É Deus que quer está conosco. E eu preciso parar para ouvi-lo. Sim ouvi-lo, a vida de oração vai nos dando RESPOSTAS!

Respostas de como se comportar, de como agir, de como vestir, de como conversar, do que assistir, onde ir…

E quando eu me disponho a uma vida de oração, eu preciso estar disposto a mudar! E isso vai acontecendo de acordo como eu vou me abrindo… Deus vai agindo!

Rezar é derramar o coração para o Senhor e deixar que ele molde, transforme…

  • Quem tem vida de oração sabe lidar com os problemas;
  • Quem tem vida de oração sabe se comportar (fala e silencia);
  • Quem tem vida de oração é um bom filho, esposo, pai, mãe, profissional;
  • Quem tem vida de oração entendeu tudo! A oração é o nosso lugar!

A Comunidade Filhos de Sião é muito preocupada com a vida de oração dos seus membros, somos sempre muito bem formados à importância desta atitude:

Missa – Oração Pessoal – Estudo Bíblico – Terço – Para consagrados a oração das laudes e completas

Eu sempre questionava a Deus porque meu tempo era sempre corrido e estava sempre deixando a desejar em algo nas minhas regras de consagrado.

Acho que todos nós lutamos com esse detalhe: o tempo! Mas, meus irmãos, Deus é Senhor também do tempo e se você pedir a Ele com coração sincero/verdadeiro, Ele organizará o seu tempo.

Não esqueçam disso: DEUS É SENHOR DO TEMPO TAMBÉM. O TEMPO PERTENCELE A ELE.

Cabe a nós pedirmos que Ele organize nosso tempo, porque a partir disso, mesmo sendo necessário muito sacrifício, muitas ofertas, nós venceremos!

Quando é algo que realmente coloco nas mãos de Deus, que faço como oração, tudo se encaixa, se ordena. O tempo rende o dobro, é incrível, sobrenatural. E de outro lado, quando estou voltado para mim, não deixo que Deus esteja no centro, vira tudo uma bagunça.

Para conseguirmos ter uma vida de oração é preciso:

  1. Decisão;
  2. Rotina – nada sem rotina tem ordem;
  3. Escolher um lugar – Igreja, capela ou na sua própria casa;
  4. Ter um horário – Deus nos espera e Ele é pontual;
  5. Intimidade com a maior orante da história: Nossa Senhora.

Irmãos, rezar é estático, mas o agir de Deus pós oração é concreto!!

Fellipe Rios Osterno
Consagrado na Comunidade de Aliança Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?