A Comunidade Católica Filhos de Sião, celebrou no último dia 26 de abril de 2025 a Renovação das Promessas da Comunidade de Vida e Aliança e Consagração de novos membros, bem como acolhimento de discípulos e postulantes nas missões de Marco.
Com a celebração da Santa Missa, os membros da Comunidade renderam ação de graças por tão grande amor de proteção.
Como celebrante, tivemos Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva, o nosso pastor como nossa fundadora carinhosamente lhe chama. Segue na íntegra a sua homília para este dia:
Quis a Providência que hoje vocês renovassem suas promessas, se consagrassem e ingressassem na oitava da Páscoa. Neste dia, tornam-se patentes algumas verdades: A ressurreição; A falta de fé ou a pouca crença na ressurreição; A resposta às mensagens do Ressuscitado.
Nestes dias, nos são apresentadas diversas aparições de Nosso Senhor. A Maria Madalena, por exemplo, cada aparição traz consigo uma missão. Vemos também os discípulos de Emaús que, embora tivessem o coração ardendo na presença daquele que caminhava com eles, não O reconheceram. Apenas quando Jesus partiu o pão, eles perceberam quem Ele era. Em seguida, correram para avisar aos onze.
Outro episódio acontece no mar de Tiberíades, na famosa barca, que representa a Igreja: é necessário evangelizar com Jesus presente. Eles jogam a rede para o outro lado e apanham uma quantidade incontável de peixes.
Quem segue Pedro, ainda hoje, pode ter a certeza de que faz parte da verdadeira Igreja de Cristo
Hoje, ouvimos mais uma narração da aparição de Nosso Senhor. Dois aspectos chamam atenção: a famosa descrença — a dificuldade em acreditar no Cristo ressuscitado. É interessante que os evangelistas destaquem essa frieza, essa dificuldade. A fé na ressurreição não é fruto apenas de um desejo, de uma conversão momentânea ou de uma alegria passageira. Quando a dúvida é vencida e a ressurreição é comprovada, então a alegria que nasce é sólida, verdadeira, porque resulta de uma experiência real: o Ressuscitado caminha conosco, alimenta-se conosco e nos envia em missão.
A missão dada por Nosso Senhor foi clara: “Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura.”
E é justamente aqui que se manifesta a Providência neste dia de renovação de promessas: não podemos jamais esquecer o “ide e anunciai”! Não devemos recuar!
A Igreja do Ressuscitado existe para evangelizar. Ela é uma Igreja missionária, uma Igreja da missão. Não é a Igreja dos acomodados, mas uma Igreja em saída, como tão bem dizia o Papa Francisco. Quem quiser permanecer na Igreja sem evangelizar deve repensar seu papel: seria como pertencer a uma Igreja da sexta-feira da Paixão — uma Igreja sem vida. Ainda assim, temos esperança de que essa Igreja ressuscite! Não existe Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo sem serviço. Gravemos isso no coração: pertencemos à Igreja do Ressuscitado, e Ele nos envia a evangelizar.
É uma ordem do Senhor: “Ide, ide…”
Hoje, mais do que nunca, é preciso fazer ecoar estas palavras, pois são muitas as investidas que tentam esfriar o ânimo missionário dos católicos e levá-los à acomodação.
Não deixemos a missão de lado! Ide e evangelizai! Que esta seja a palavra real e viva do Ressuscitado para nós: O Cristo ressuscitado me envia a evangelizar.
Vivamos, portanto, esta bela dinâmica: ide! A Igreja existe para a missão.
Da Redação,
Comunidade Católica Filhos de Sião