Notícias

Título de Monsenhor ao Pároco Raimundo Nonato Timbó de Paiva – Paróquia São Manuel de Marco

A Comunidade Filhos de Sião, celebrou jubilosa dia 13 de dezembro de 2021, a festa da Mártir, Santa Luzia, e a solene celebração de entrega do Título de Monsenhor ao Pároco Raimundo Nonato Timbó de Paiva, concedido pelo Papa Francisco e entregue pelo Sr. Bispo Dom José Luís Gomes de Vasconcelos. A solenidade precedeu a santa missa e nos deixou impressionados com a riqueza e a sabedoria da Igreja. Vimos nosso Pároco sendo interrogado pelo Sr. Bispo e respondendo sim, o que nos encheu de gratidão, depois acompanhamos o recebimento do Barrete e a benção.

Dom Vasconcelos em sua homilia saudou a todos e nos pediu que nosso Natal não fosse mundano, mas verdadeiramente o Natal de Jesus. Refletiu sobre a alegria que fomos convidados a viver nesta terceira semana do advento e da grandeza de juntos celebrarmos Santa Luzia, cujo nome significa luz. Luz que nos ilumina, nos faz enxergar. Citou o trecho da Sagrada Escritura “O olho é a lâmpada do corpo.“ Mateus 6,22. Falou ainda do fechamento do coração proposto pelo Evangelho na pergunta: Com que autoridades fazem essas coisas e replicado em outra pergunta: me digam de onde vem o batismo de João? Citou ainda a felicidade de dia 14 de janeiro estarmos celebrando o diaconato de Francisco Eduardo.

Ao final da Santa Missa foi apresentado o brasão constituído a partir da história Sacerdotal de Padre Nonato.

Monsenhor Timbó, de posse da Palavra agradeceu a Deus por tanto amor a ele dedicado, citando o versículo bíblico “O Senhor fez em mim Maravilhas” Lucas 1, 49. Em seguida agradeceu Dom Vasconcelos e demais sacerdotes e dedicou suas palavras aos seminaristas. Disse: muitos homens marcam nossas vidas e esses homens são Padres e Bispos. Citou a santidade de Monsenhor Ximenes em memória, homem santo, alma poética, pois tinha a sensibilidade de transformar um trem numa rosa. Lembrou que dois espaços no seminário marcam a vida de um seminarista: a Capela e a Biblioteca.  Citou a alegria de sempre receber de seus bispos as melhores Paróquias. E seguiu citando nomes de padres que ao longo da história foram marcando sua vida sacerdotal. Encerrou dizendo que o bispo envia um sacerdote para uma paróquia para estar no lugar dele. Mostrou as dimensões da vida de um padre: administrar a Paróquia, dispensar os sacramentos, pastorear o rebanho com a condição de levar o maior número de féis para o céu.  Convidou-nos a evangelizar pois temos muita gente que ainda não sabe se quer fazer o sinal da Cruz. Concluiu pedindo a oração de todos.

Nós paroquianos de São Manuel estamos inebriados com a riqueza e sabedoria da Nossa Igreja Católica e por nos inflamar vocacionalmente em cada ato que celebrar.

 

Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora da Comunidade Filhos de Sião

Conheça nossos autores

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?