VOCACIONAL FILHOS DE SIÃO

Retiro Ambulante 2024

A cada ano, o Vocacional da Comunidade Filhos de Sião promove o Retiro Ambulante, a fim de provocar nos corações dos vocacionados a experiência que viveram os primeiros membros deste Carisma. Assim, o roteiro conta com paradas nos principais lugares onde a história do Carisma foi sendo construída ao longo desses 26 anos de fundação.

A primeira delas é no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Marco:
Aqui o Senhor nos amou para que pudéssemos amar uns aos outros. Neste Santuário, os primeiros membros viveram um ano inteiro de escuta e oração, sendo então discernido como a comunidade passaria a viver.
Lá reuniram-se todos os que compunham a primeira turma vocacional, com a finalidade de estudar e rezar; saber o que Deus queria de suas vidas, e do que viria a ser a Comunidade Filhos de Sião. Neste local santo, também fizemos grandes vigílias, retiros e formações.
Dentre os fatos marcantes desse período, Deus se preocupou em nos dar um nome. Dessa maneira, foi o nosso pároco na época, o saudoso Monsenhor Waldir, que nos chamou pela primeira vez de Filhos de Sião! Foi a Igreja quem nos chamou assim.

A Igreja já confirmava a Comunidade Filhos de Sião!

Segunda parada, Santa Rosa, em Marco:
Nessa terra, houveram muitas manifestações da vontade divina para os Filhos de Sião. Os nossos primeiros retiros foram realizados ali, numa das fazendas locais, cujo dono é esposo de uma consagrada na Comunidade atualmente. Lá também aconteceu o discernimento do Carisma Filhos de Sião e da nossa fundadora, Lucinha, que nunca teve pretensão de fundar alguma coisa. Ela não pensava chegar onde chegou, mas nós queríamos chegar na vontade de Deus. Rezávamos muito, bem como fazíamos muitos retiros.
Em 2001, em um desses encontros, ficamos estudando e rezando sobre os temas – carisma, fundação e baluartes. No domingo, já no dia final de retiro, questionávamos ao Senhor qual seria o Carisma da Comunidade. E durante a manhã, muitas profecias foram proclamadas, sendo revelado que a nossa fundadora estava ali presente.

Que o Senhor comece um novo hoje!

Os membros que formavam o “conselho”, Lucinha, Adriano e Gláucia, despojaram-se de suas funções na Renovação Carismática, ficando suas vidas à disposição da vontade de Deus.
Muitas profecias foram surgindo… Uma manhã grande, de profunda presença divina. Foi então revelado o que é o Carisma: o Senhor nos chamou a Louvar e Adorar. No meio de uma intensa luta, Lucinha proclamou o Carisma – que já o tinha em seu coração há muito tempo, e só estava esperando o momento oportuno da revelação de Deus.

Por fim, a última parada – Meruoca/CE:
Onde tudo, de fato, começou. O grande retiro, a fuga do Chitão Maravilha de Marco – festival tradicional do nosso município. Porque entendíamos o quanto éramos e ainda somos fracos, fomos inflamados e decidimos assim, sair da cidade. Nosso destino foi a serra da Meruoca.
Dois ônibus e alguns carros. O primeiro ônibus quebrou no meio do caminho. Achávamos que era algo simples, que seria consertado rapidamente.

Continuamos empolgados, nada nos abalava. Fizemos um grande louvor.

No entanto, já passava das 22hs e o ônibus ainda na mesma situação. O louvor não parava! Parecia que não estava acontecendo nada! O louvor tomava conta dos nossos corações. Fomos experimentados o Louvor do nosso Carisma!
Em nenhum momento pensamos em voltar para casa, ficamos até quase 2hs da manhã, felizes e cantando!
Até que outro ônibus chega para nos resgatar e fomos comunicados que também o nosso segundo ônibus estava na mesma situação quebrado.
Não subimos a serra neste dia. E por essa razão, fomos então acolhidos pela Comunidade Coração de Maria de Sobral/CE. Na manhã seguinte, finalmente subimos “o monte” (a serra da Meruoca) em carros de frete. Mas o que havia nos nossos corações era a sensação de que estávamos prestes a viver um grande momento naquele lugar.
Conseguimos chegar! Na serra da Meruoca vivemos o primeiro momento de louvor comunitário. Irmãos, o louvor do Filho de Sião brota do momento difícil, ele faz com que tudo se acalme.

O louvor torna o homem capaz de fazer a vontade de Deus

Aqui é o lugar onde tudo aconteceu, em 1998. Essa experiência em Meruoca foi anterior aos nossos encontros de discernimento do Carisma Filhos de Sião. O Senhor preparou todas as coisas com detalhes, e aos poucos as peças do quebra-cabeças foram se encaixando. Chegamos neste local no sábado pela manhã. Após dormirmos no chão, com a cabeça sobre as mochilas, chegamos cansados, mas não tristes! Descansamos e, em seguida, começou o encontro.

Ministrado e conduzido pela Comunidade Coração de Maria, pensávamos que ia ser apenas um encontro de fuga, porque viemos para fugir. O nosso refúgio foi no alto, no monte, para encontrar a cada um de nós. Os Filhos de Sião vivem essa fuga. Mas fugimos porque entendemos que somos fracos, e viemos até aqui para nos refugiarmos em Jesus.

Naquele tempo, em que nós subimos esse monte pela primeira vez, para adorar e louvar o Senhor, quando Ele enfim se revelou para nós, eu pessoalmente precisei esperar a vontade dEle se concretizar na minha vida quanto ao Carisma. Eu tive que esperar até que a Comunidade se organizasse de modo a acolher aqueles que posteriormente seriam inquietados como eu também fui. Hoje, os vocacionados experimentam o contrário: já não “esperam Deus”, é Ele quem espera cada um, pois o caminho já foi construído.

Escutamos, finalmente, o grito que rompeu nossa surdez: O AMOR NÃO É AMADO!

 

Da Redação,
Comunidade Católica Filhos de Sião

Conheça nossos autores