Esta é uma noite diferente para nós. Uma vigília vocacional não é uma noite que nós passamos sem dormir, apenas. Uma vigília vocacional é uma noite na qual nós nos colocamos à disposição para ouvir o Senhor e fazer o que Ele quer.
Não viemos apenas para louvar, adorar… Esta é uma noite diferente para nós! Guarde no seu coração! O Senhor quer manifestar-se para nós, filhos de Sião. É a noite que Ele quer aparecer. Nesta noite vamos abrir-nos ao dom de discernimento.
Só vamos dar sentido a Jesus, que se colocará aqui vivo, se nós deixarmos a Palavra penetrar primeiro em nosso coração. É a palavra de Deus que nos faz olhar para a Eucaristia e ver Jesus pela fé. Pela fé nós acreditamos!
Hoje, a Comunidade reúne-se para dizer-nos a importância de se caminhar com o dom de discernimento. É fundamental para que você prossiga na perseverança. Discernir não é somente escolher.
O discernimento dos espíritos é uma habilidade ou capacidade dada por Deus. Esse dom é para que nós possamos conhecer o que de fato é do Espírito Santo. Todas as coisas, as situações e os momentos são movidos pelo espírito e precisamos saber qual o espírito que move as coisas, principalmente as que dizem respeito à nossa vida.
A nossa luta não é contra os homens, mas contra os espíritos que estão no mundo. Tem espírito de todo jeito, e eles querem destruir a nossa vida.
O que é que move a sua vida e faz ela ter sentido? Qual o espírito está guiando a sua vida?

É necessário pedir o dom do Espírito de Deus para que possamos viver melhor a nossa vida. O discernimento dos espíritos ajuda-nos a perceber a origem de uma intuição, de onde nasceu aquele comportamento e pensamento, e a gente percebe se aquilo é estranho ou não.
Quando se vive discernindo pelo dom do espírito, nós percebemos quando é estranho. O espírito, o Santo, que está em nós, vai mostrando-nos as coisas. O discernimento é um dom protetor da Comunidade. Um dom que protege todos os outros dons. Para que não façamos algo contrário ao plano de Deus, a algo que Deus quer.
Por esse dom é que sabemos o que é do Espírito de Deus e de outros espíritos, principalmente o do maligno. Não se comunica com o dom de discernimento sem oração.
7 passos para discernir o Caminho Vocacional
Este é o caminho que a Comunidade trilha e nos faz trilhar para podermos viver a vontade de Deus. A Comunidade nos convida a entrar na vontade de Deus e a vivê-la.
1°: Oração
Somente através da oração é que nós podemos descobrir o que é de Deus. Na oração, o Espírito Santo afina os nossos ouvidos para que possamos escutá-lo.
Por isso que a Comunidade convida-nos a ter uma vida de oração. E ser quem é na frente de Deus. Retirar-se para estar a sós com Deus. Hora de ser quem você é e é Deus quem vai afinando o seu ouvido. Não se discerne nada sem oração.
2°: Percepção
Para descobrir o que Deus quer de você, tem que ter a escuta, o olhar e o experimentar. Escuta-se na oração e depois se experimenta. Para isso é preciso fazer silêncio interior e exterior, para ficar atento ao que interiormente lhe move e o que exteriormente se apresenta para mim.
Perceber o que está acontecendo com a minha vida.
Vamos entendendo qual caminho Deus vai fazendo a gente trilhar. Hora que vamos perceber os desejos, os medos, as fantasias, as inquietações e os projetos. Percebe-se isso tudo com a voz do Senhor e não com a minha.
3°: Informação
É preciso conhecer o lugar que Deus quer que você gaste a sua vida. A Comunidade a cada dia se revela para nós e por isso precisamos estar nela para que possamos ser informados do lugar que Deus me apresenta para gastar a vida. Como você tem gastado a vida para Deus? Você tem gastado a sua vida para rezar? Ou todo seu tempo já está ocupado?
A Comunidade Filhos de Sião – a Igreja confirmou para nós – é uma verdade. O que eles fazem e como eles vivem é verdade.
4°: Reflexão
É preciso reflexão; a vocação e o chamado são para toda a vida. Deus não nos chama para que fiquemos no meio do caminho. Por isso é importante refletir sobre você e sobre a vida que está abraçando. Por isso que o caminho vocacional é longo! Precisa ter um olhar humano e um olhar da Graça de Deus para seu caminho. Se não, será uma caminha pesada, triste e fraca.
Não pense que nessa reflexão e que nesse caminho você vai ter a absoluta certeza do que Deus quer de você. Deus chama e vai se revelando no caminho. Deus não mostra tudo para nós. Ele sabe tratar a gente.
Ele vai se revelando de acordo com a amizade que Ele vai fazendo crescer entre nós e Ele.
5°: Decisão
Dizer um sim que compromete toda a vida é uma Graça. É preciso pedir ao Espírito Santo que Ele dê essa capacidade de respostas.
Você não ter coragem de decidir-se por Deus é jogar a sua vida fora. É a fé que nos dá a coragem de decidir-se e abraçar o novo de Deus.
6°: Ação
A hora é de sair, de partir! Uma vez tomada a decisão, avançar e ir sem medo. Não deixe que o medo te vença! Utilize-se de todos os meios ao teu alcance para realizar o que você decidiu.
É preciso nessa ação buscar a fidelidade para com o Senhor a cada dia. Ser fiel todo dia, e no dia que não conseguir, no próximo dia lutar para ser fiel. A cada dia começar de novo.
7°: Direção espiritual
Quando ousamos fazer discernimento sozinho já erramos. A escolha não é de Deus! Para discernir precisa-se de acompanhamento pessoal. É preciso mostrar o caminho.
Não tenham medo de ser orientados! Não tenhamos medo!
Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião