VOCACIONAL FILHOS DE SIÃO

Vocacional Filhos de Sião: Relatos do Retiro Ambulante 2024

O Retiro Ambulante é uma experiência única em que o Vocacionado percorre, iniciando no Santuário Sagrado Coração de Jesus, passando pelo bairro de Santa Rosa (ambos na cidade de Marco/CE), em seguida no distrito de Sapó (Santana/CE) e por fim na cidade de Meruoca, no lugar onde escutamos que o Amor não é Amado. Dispomos aqui de alguns relatos de membros do Vocacional da Comunidade Filhos de Sião acerca do que foi vivido no Retiro Ambulante, realizado no dia 09 de novembro de 2024. Vale lermos e apreciarmos os feitos de Deus na vida e no chamado de cada um!

 

“Através do Retiro Ambulante, pude conhecer de perto como nasceu o Carisma Filhos de Sião e como tudo começou. Tivemos quatro paradas significativas: 1°) Santuário Sagrado Coração de Jesus; 2°) Salão Paroquial Mons. Waldir (Antiga Capela de Nossa Senhora do Livramento) em Santa Rosa; 3°) Espaço ao ar livre em Sapó; e 4°) Meruoca (lugar do Retiro). Em todas as paradas, foi-nos explicado os fatos e os acontecimentos marcantes durante a caminhada dos primeiros à origem do Carisma, tudo regado com muito louvor constante. Ao envolver-me durante todo o percurso, foi possível entender como tudo aconteceu e, ao final, no local do Retiro em Meruoca, vivi momentos fortes e marcantes que me confirmam cada vez mais minha pertença à Comunidade Filhos de Sião. Aqui, o Senhor revelou-me que poderei ainda viver em comunhão com Ele e me disse: “Filha, estou te esperando. Tenha calma, tudo dará certo.”

“Hoje, pude viver uma experiência de aprofundamento no carisma da Comunidade Filhos de Sião. Percorremos os lugares nos quais o Senhor ia revelando-se. Tivemos a oportunidade de conhecer como tudo foi sendo construído até chegar aos dias de hoje. Foi uma experiência incrível! Fiquei encantada com a história da Comunidade! Como tudo foi e é conduzido. Cada passo tem sua significância.”

 

“Experiência única quando sabemos que, nessa rota até a Serra da Meruoca, tiveram várias provações. Deus me mostrava que, por mais difícil que seja, nunca desistimos.”

“No Retiro Ambulante, eu decidi amar o Amor que não é amado e não mais deixá-lo de lado. O Senhor chama-me para uma vida mais perto Dele. O Senhor chama-me a aproximar-me da Comunidade Filhos de Sião. Hoje, eu quero aprofundar-me e entender mais a Comunidade Filhos de Sião.”

 

“Em cada instante, vejo que sou chamado para estar junto de Deus. Quando eu tive a felicidade de estar com a cruz em meus braços, senti-me muito acolhido e foi uma experiência que tocou muito meu coração! As lágrimas brotaram de felicidade quando senti a presença de Deus.”

“A cada passo da Comunidade, eu pude ver que a vida fraterna e o amor de Deus são verdadeiramente as chaves do Céu. Isso é tão importante porque eu já estava voltando aos hábitos antigos, pois já não via mais sentido em nada. Aqui, na Serra da Meruoca, Deus resgata-me para ser parte com Ele novamente! Eu sinto um verdadeiro sentimento de amor.”

 

 

“A experiência de abraçar a Jesus e sentir-se pequeno é algo que não dá para pôr no papel. Hoje, foi um dia em que descarreguei tudo que ainda estava no meu coração! Sigo firme na esperança que aqui é o lugar no qual devemos abandonar-nos. A experiência de louvar é algo que consegue perceber-se muito bem na Comunidade! As conversas contadas eram como se estivéssemos lá louvando e cantando de casa em casa. Aqui, definitivamente é um lugar de paz. Não foi a primeira impressão que senti ao pisar em Meruoca. Porém, foi a primeira que tive ao iniciar a rezar.”

 

“Não consigo explicar o sentimento que tive naquela sala. O sentimento de conforto, de paz, de calmaria. Hoje, foi algo inexplicável. Senti-me que realmente sou amado e que preciso amar o Amor que não é amado. Hoje, foi a minha decisão. Meu caminho é com Deus e com mais ninguém.”

“O único que merece todo o nosso louvor e toda a nossa adoração! Obrigado, Jesus, por me permitir vir até aqui porque sei que tudo foi graça Sua! Obrigado por toda a força, a coragem e a confiança e por me fazer entender que eu não preciso ter medo e sim confiança em Ti.”

 

“Hoje, saio do Retiro Ambulante com o coração cheio de gratidão e amor por saber que não estou e nunca estive só. Deus sempre está ao meu lado. Gratidão porque esse ano foi difícil! Mas sei que Jesus já preparou! Está cuidando de tudo que eu não posso cuidar. Não sei o que Deus reserva para mim! Só sei que estou aqui! Que seja feita sempre a Vontade Dele na minha vida.”

 

“Durante todo o percurso, Deus foi falando comigo! Tirando do meu coração algumas dúvidas que em alguns momentos eu vinha a ter. Eu não estava querendo vir para o Retiro! Estava decidida a desistir do Vocacional. Mas, com o amor que Jesus tem por mim, foi revelando-me algumas coisas e mostrando-me que eu deveria sim continuar, pois tenho que deixar o Senhor conduzir-me. Tenho que deixar todos os planos do meu coração para deixar que Ele faça sua Vontade em minha vida, ou seja, tenho que perder para ganhar.”

“Ao chegar ao local, na praça em frente à Igreja em Meruoca, já tive a sensação de estar aqui antes, como se fosse um sonho, um sonho que Deus desejou. No decorrer da oração, isso se confirmava! É isso que Deus quer para minha vida: doá-la para Ele. Portanto, hoje, renovo o meu sim ao Senhor, pois ninguém me ama como Ele, assim como já foi cantado na oração.”

 

“Cheguei aqui com vontade de desistir. Cheia de medos e de dúvidas, mas foi aí que o Senhor falou para mim: “Você é escolhida”. Não importa como é minha vida e sim como vai ser de agora em diante! Com Ele vai fazer todo o sentido. No início do Retiro, na Igreja do Coração de Jesus, eu estava bem desanimada, pois me questionava porque estava passando por tantas provações. Eu estava clamando ao Senhor por respostas; em sinal, eu queria que Deus fizesse a minha vontade. Foi aí quando chegamos a Santa Rosa. Ele me respondeu. O Senhor não vai fazer a minha vontade, e sim a Dele! Que nem tudo que eu quero para mim é o que Ele quer. Então, compreendi mais uma vez que a minha vida vai ser movida da forma que Deus quer.”

“Hoje, com toda a certeza, tive a confirmação de que meu lugar sempre foi aqui. Que tudo que vivi: as pessoas que apareceram na minha vida eram para me colocar aqui. Quando chegamos ao Santuário, senti-o falar em meu coração. O dia de hoje ficaria na minha memória para sempre. E, quando chegamos a Meruoca, que começamos a louvar a Deus e a tocar na Cruz, senti que precisava doar-me mais a Deus. Então, só tenho a agradecer a Deus pela fundação da Comunidade Filhos de Sião.”

 

“Apesar de todas as dificuldades anteriores ao Retiro, vivê-lo está sendo inexplicável! No momento da oração com Cristo crucificado, vi no meu interior o mesmo Cristo em um corpo chagado e delas saíam fogo e luz. Meu coração ficou abrasado sabendo que o Amor havia me amado.”

 

Da Redação,
Comunidade Católica Filhos de Sião

Conheça nossos autores