VOCACIONAL FILHOS DE SIÃO

Vocasiyyõn 2023: A vontade de Deus nos atrai

O ano do Senhor em nossa vida

A cada período vocacional a Comunidade nos acolhe e nos chama a acolher o que Deus tem para nós. É uma oportunidade de escuta, na qual o Senhor quer revelar o Seu coração, pois é o “ano do Senhor” em nossas vidas.

Este ano jubilar, os Filhos de Sião vivem o Jubileu de Prata, 25 anos percebendo a vontade de Deus, Seu chamado… E o que Ele preparou para nós foi um banquete, um alimento. Para os judeus – sendo um povo hospitaleiro – sentar à mesa significa a busca de manter um laço de amizade. Hoje o Senhor nos convida à Sua mesa, e Ele chama os Seus amigos, aqueles com os quais Ele quer ter um laço de intimidade, de conhecimento, de amor.

Você tem intimidade com o Senhor?

Diante disso, podemos nos questionar como anda nossa vida de oração, de intimidade com Deus. Pois Ele nos chama a vir à mesa, cear com Ele, a fim de nos dar um alimento – e que gentileza do Pai em nos dar tal alimento, que é a Sua vontade. O que Ele deseja para nós é que sejamos saciados pela Sua santa vontade! Assim, este alimento é o que nos faz felizes, como diz no Evangelho: “feliz aquele que tomar a refeição, que se sentar à mesa no Reino de Deus” (cf. Lc 14, 15), feliz aquele que entra, que acolhe, que deixa que Deus realize em si esta vontade.

É preciso dar passos para esse banquete, para recebermos esse alimento, capaz de nos saciar e nos fazer felizes, é vida eterna. Vejamos São Lucas 14, 15-24, como é apresentada a Parábola do Banquete.

A vontade de Deus nos atrai

Conforme o Evangelho, percebemos que o dono da festa é o Pai, é quem nos chama e que envia alguém para nos buscar. Este que vai buscar é o servente – o Filho, que vem com o intuito de nos conduzir à vontade do Senhor. No entanto, podemos dizer: “Mas por que Ele me chama, se não tenho nada para ofertar?” Ora, o Senhor quer fazer nestes ‘tudo’, pois eles não tinham nada… É a estes que o Senhor chama, para neles tudo fazer!

Ele nos chama – mesmo pobres, coxos, sem nada para dar – porque quer sua casa cheia! Ele quer que você venha! É este o Seu convite. E além disso, a providência do Senhor está manifestada em todo lugar, e sua vontade nos atrai, conquista… Louvemos tal manifestação, já que o Servente vem nos buscar! Bendita seja a Sua cruz, que nos chama, atrai e conduz à vontade do Pai. Glorificado seja Cristo, que foi onde ninguém mais iria para nos trazer até aqui. Como diz a Palavra, Ele “obrigou” os convidados (cf. Lc 14, 23)! Ele quer nossa presença para nos saciar verdadeiramente.

 

Marília Ivina Mendes
Consagrada da Comunidade de Vida Filhos de Sião
Membro do Conselho Geral

Conheça nossos autores

×